Imigração da PF no Aeroporto de João Pessoa será reforçado

Paraíba

O serviço imigração da Polícia Federal no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, será reforçado neste sábado (08) para atender os passageiros que vão chegar de Buenos Aires, no segundo voo internacional operado pela Gol Linhas Inteligentes. De acordo com o delegado de imigração da PF na Paraíba, Rodrigo Carvalho, ao todo irão funcionar três terminais com leitoras de passaporte.
No voo inaugural entre João Pessoa e Buenos Aires, no sábado passado, o atendimento aos passageiros foi bastante lento e muitos deles reclamaram dessa lentidão, com alguns saindo do setor quase duas horas após o desembarque. No voo, desembarcaram 144 passageiros da Argentina e, segundo a reportagem apurou, nesse segundo voo estão chegando 161 passageiros, conforme dados levantados até a noite de quinta-feira (06). Vão embarcar para a capital argentina 158 passageiros.
A demora no atendimento – de acordo com o delegado foram dois minutos para liberação de cada passageiro – foi em decorrência da complexidade desse tipo de serviço. Segundo Rodrigo Carvalho, o atendimento ao estrangeiro não é tão rápido quanto ao brasileiro, pois requer uma consulta à base de dados e, em seguida, fazer alguns questionamentos padrão acerca da forma da estada, e isso ocorre em todos os aeroportos do mundo. “Esses equipamentos com as leitoras diminuem o tempo de digitação e agilizam o atendimento tanto de brasileiros como de estrangeiros”, disse o delegado.
A demora e consequente irritação de alguns argentinos que chegavam pela primeira vez em João Pessoa fizeram com que o governador Ricardo Coutinho encaminhasse um Ofício à Superintendência da Polícia Federal solicitando o aumento do contingente de pessoal e equipamento do Departamento de Imigração. No Ofício, o governador alertou para a importância do atendimento aos turistas, fator primordial para a manutenção e possível ampliação do voo entre a capital paraibana e Buenos Aires.
Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *