Rota Cultural será lançada na cidade do Congo nesta sexta-feira

Paraíba

A segunda cidade do Cariri paraibano a entrar na “Rota Cariri Cultural – entre pedras e veredas” é o Congo, localizada a 212 quilômetros de João Pessoa. O município realizará a Festa de Santana, desta sexta-feira (28) ao domingo (30). A Rota será lançada na sexta, a partir das 17h, na Rua Ministro José Américo, no Centro da cidade. No domingo pela manhã haverá o Passeio Ecológico, uma visita a alguns pontos da Rota, especialmente aos ligados à Serra da Engabelada, onde há inscrições rupestres e onde mora a águia chilena.
O transporte para este passeio sairá às 8h, da frente da prefeitura municipal. O visitante poderá ver ainda a Barriguda centenária, a Pedra do Letreiro, o Riacho do Algodão, a Fazenda São Joãozinho e um Cemitério indígena, além do centro histórico da cidade. O Sebrae Paraíba é o parceiro da cidade na Rota, apoiando o desenvolvimento territorial através da produção associada ao Turismo Rural.
Conforme a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, a segunda cidade a entrar na Rota é uma das que possui belos e históricos pontos. “A cidade do Congo é uma das mais antigas do Cariri, a contar da ocupação indígena, desde o século 18. Tem muita importância ambiental, pois três rios cortam o Congo, o Comprido, o do Meio e o Sucuru, na microrregião do Cariri Ocidental da Paraíba”, ressaltou.
A próxima cidade a entrar na Rota Cariri será a Prata, que já separou sete lugares dos mais bonitos e se prepara com os empreendedores para receber visitas o ano inteiro. A primeira cidade a entrar na Rota, criada em 2015, foi Monteiro, onde há seis pontos de visitação no Assentamento Santa Catarina. Entre os atrativos, as casas da pifeira Zabé da Loca, do poeta Espedito de Mocinha e do dançarino e tocador de Marzuca, João de Amélia.
“O que nós visamos com o desenvolvimento dessas cidades, no Turismo, é a preservação do meio ambiente, da história e da cultura do lugar. Com esse trabalho de resgate e divulgação, conseguimos envolver a comunidade de maneira respeitosa com o lugar. Qualquer cidade do Cariri pode participar da Rota”, comentou o consultor de Turismo do Sebrae, Ayron Kerlly.
O território também fortalece o Turismo através da Internet, para que todos possam desfrutar do trabalho em conjunto que vem sendo realizado no Cariri da Paraíba. Segundo os organizadores da Rota, todas as informações podem ser obtidas pelo portal RCC. Já a programação da Festa, pode ser acessada pelo site da prefeitura.
Assessoria de Imprensa do Sebrae-PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *