Em 24 horas chove 58% do esperado para julho, em João Pessoa

Paraíba

Nas últimas 24 horas, em João Pessoa choveu cerca de 150 milímetros, o que corresponde a 58% do volume total que era esperado para o mês de julho e a previsão é de mais chuva nas próximas horas. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está em alerta para atender possíveis chamados da população e intensificou o monitoramento das áreas consideradas de risco.
Segundo o coordenador da Compdec, Noé Estrela, a Defesa Civil só registrou pequenos pontos de alagamentos e equipes já estão distribuídas pela cidade fazendo a verificação de barreiras e atentas a outros sinais de possíveis problemas acarretados pela chuva. “Estamos tranquilos, pois os chamados estão dentro da normalidade e até a noite, o volume de chuvas deve diminuir”, explicou o coordenador, acrescentando que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso alertando para o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em João Pessoa durante todo o dia.
Trabalho preventivo – Com a implantação do Programa João Pessoa em Ação, a Capital paraibana não registra mais inundações, deslizamentos, pessoas desabrigadas e morte desde 2013. O sucesso do trabalho preventivo pode ser conferido através dos números.
O plano de prevenção da Prefeitura Municipal de João Pessoa é responsável por 11 ações, que integram diversas Secretarias. O objetivo é promover intervenções que minimizem o impacto de desastres naturais naquelas comunidades.
Há quatro anos o programa promove, de acordo com um calendário pré-estabelecido com as Secretarias participantes, ações como desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, recuperação de bocas de lobo, além de assistência social, entre outras.
Atendimento 24 horas – Em caso de ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil, a qualquer hora, através do Disk Defesa Civil: 0800 285 9020.
Secom João Pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *