Empresários discutem impactos da economia colaborativa no Turismo

Brasil

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) promoveu nesta segunda-feira (07), no Rio de Janeiro, o Seminário sobre os “Impactos da Economia Colaborativa – Alimentação, Transporte e Agências de Viagem”.
O evento reuniu os presidentes das principais associações e federações dos setores de passagens e pacotes de viagens, transporte e alimentação, no sentido de debater sobre a alteração dos hábitos do consumidor diante dos novos desenvolvimentos tecnológicos, com o crescimento de serviços por plataformas da economia colaborativa que envolvem questões sobre a justa concorrência com a economia tradicional.
De acordo com o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, diante desse novo cenário, as instituições irão criar um fórum permanente para acompanhar os impactos dessas tendências no mundo digital, como plataformas e canais, no sentido de haver uma forma linear e igual de atuação. Ele pretende levar ao ministro do Turismo, Marx Beltrão, uma proposta para buscar ferramentas para trabalhar com essa nova realidade virtual.
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa, Graco Parente, que participou do evento a convite do Conselho de Turismo da CNC, o debate foi muito esclarecedor, por toda a cadeia que envolve o segmento turístico está preocupada com as novas tecnologias e como o turismo irá se preparar para esses novos cenários.
Para a CNC, o debate gira em torno do mundo das plataformas digitais, a oferta e a demanda estão diretamente conectadas, redesenhando o papel do intermediário. “Que políticas públicas podem ser formuladas para fomentar a inovação desses serviços sem promover a concorrência desleal? De que forma o setor de turismo está fazendo frente a essa nova realidade?”. Esses temas foram discutidos durante o seminário.
Este foi o terceiro evento da série de cinco sobre “Turismo – Cenários em Debate”, que já abordou os impactos da economia colaborativa nos meios de hospedagem. Em junho, o tema do seminário foi “Caminhos para o Turismo Esportivo”.
Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *