Lançado Calendário Rio de Janeiro a Janeiro

Brasil

O Governo Federal apresentou em coletiva realizada neste domingo, 24/09/2017, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Programa “Rio de Janeiro a Janeiro”, que vai viabilizar a realização de um calendário anual com cerca de 100 eventos estratégicos nas áreas de cultura, esporte, turismo e negócios.
O objetivo central é promover a expansão de eventos que já acontecem e estimular a realização de eventos inéditos capazes de atrair mais turistas e investimentos e, assim, impactar positivamente a geração de emprego, renda e desenvolvimento no Rio. O programa deve aumentar em 20% o fluxo de turismo, gerando R$ 6,1 bilhões e 170 mil empregos.
Participaram da apresentação, que reuniu cerca de 200 empresários dos setores de turismo e economia criativa, os ministros Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência), Sérgio Sá Leitão (Cultura), Osmar Terra (Desenvolvimento Social) – foto – e Marx Beltrão (Turismo), além dos empresários Roberto Medina e Ricardo Amaral, representando os realizadores de eventos.

Também estiveram presentes o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Fernando Avelino Vieira, e diversos secretários estaduais e municipais, deputados federais, deputados estaduais, vereadores e outras autoridades.
O Brasil começa a sair agora da maior crise econômica de sua história. Foram dois anos seguidos de crescimento negativo acima de 3% (2015 e 2016). O desemprego bateu o recorde da série histórica. Também houve uma crise fiscal grave em nível federal, estadual e municipal. Com isso, ocorreu uma queda significativa em quase todos os indicadores sociais.
O Rio foi um dos estados mais afetados pelas crises econômica e fiscal. O número de desempregados aumentou em 50% de 2015 para 2016. A taxa de desocupação atingiu o patamar de 15,6%, recorde da série histórica. O governo estadual passou meses sem pagar salários em dia e pagar fornecedores. Houve alto impacto na autoestima da população.
As crises econômica e fiscal no Rio repercutiram negativamente em todo o país. Trata-se, afinal, do segundo maior PIB estadual; da principal porta de entrada para o turismo; e do maior cartão postal do Brasil. Se o Rio reduz sua capacidade de consumo, outros estados sofrem. Se os turistas não chegam, outros estados também sofrem.
Por isso, o Governo Federal decidiu empreender em 2017 o “Programa de Apoio à Recuperação do Rio de Janeiro”, com ações em três frentes: segurança pública, recuperação fiscal e desenvolvimento (com dois focos: geração de emprego e renda e política social). São iniciativas complementares, que têm por objetivo revitalizar o Rio.
Na área de desenvolvimento social e econômico, foi criado um Grupo de Trabalho Interministerial coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e formado pelos seguintes ministérios: Cultura, Desenvolvimento Social, Turismo e Esporte. A Prefeitura do Rio e o Governo do Estado são parceiros e também participam das reuniões.
Duas das principais vocações do Rio são o turismo e a economia criativa. O primeiro responde por 4% do PIB estadual; a segunda, por 3,9%. São atividades com alto impacto sobre a geração de renda e emprego. Já apresentam um peso econômico relevante; e podem ser potencializadas, de modo a impulsionar a recuperação econômica do Estado e do Município.
Por isso, a principal iniciativa do “Programa de Apoio à Recuperação do Rio de Janeiro” no campo da geração de renda e emprego é a estruturação e a viabilização de um calendário de eventos nos segmentos de cultura, esporte, turismo e negócios. A ideia é que esses eventos possam crescer e assim impactar positivamente a atração de turistas e de investimentos.
O calendário chama-se “Rio de Janeiro a Janeiro”. Foi idealizado por empresários do setor de entretenimento e está sendo estruturado e viabilizado pelo Governo Federal, em parceria com os governos do Município e do Estado. A participação da iniciativa privada será fundamental. É preciso um esforço conjunto para maximizar os resultados da iniciativa.
A Fundação Getúlio Vargas foi contratada para auxiliar o Grupo de Trabalho na estruturação, na viabilização, no monitoramento e na avaliação de resultados do “Rio de Janeiro a Janeiro”. Os membros do GT, com subsídios da Prefeitura e do Governo Estadual, fizeram um levantamento de eventos, que foram analisados pela FGV de acordo com cinco critérios.
Os cinco critérios estabelecidos são: impacto na atração de turistas, impacto na atração de investimentos e na geração de negócios, impacto na geração de emprego e renda, impacto na inclusão social e potencial de continuidade e expansão. Com base neles, foram selecionados cerca de 100 eventos, que estão recebendo a chancela do “Rio de Janeiro a Janeiro”.
Outros eventos de cultura, esporte, turismo e negócios poderão receber a chancela do “Rio de Janeiro a Janeiro”. O Ministério da Cultura receberá inscrições entre os dias 16 de novembro e 15 de dezembro, por meio de um formulário a ser disponibilizado em seu site. A FGV fará a análise desses eventos com base nos cinco critérios e o resultado será anunciado em janeiro.
Os eventos que receberem a chancela do “Rio de Janeiro a Janeiro” poderão receber patrocínios do Governo Federal por meio de empresas estatais e do uso das leis federais de incentivo à cultura e ao esporte, além das leis estaduais de incentivo à cultura e ao esporte (ICMS) e do apoio financeiro e logístico da Prefeitura e do Governo do Estado.
A ideia é que os patrocínios permitam a expansão dos eventos selecionados que já acontecem anualmente; e ajudem a viabilizar novos eventos que atendam aos cinco critérios apontados. Os cerca de 100 eventos pré-selecionados representam um investimento total de R$ 1 bilhão, dos quais R$ 150 milhões serão aportados como patrocínio por meio desta iniciativa.
Haverá uma forte campanha publicitária em diversos meios, no Brasil e no exterior, para divulgar a ação “Rio de Janeiro a Janeiro” e os eventos selecionados, de modo a potencializar a atração de turistas e de investimentos. Espera-se que o setor de turismo se mobilize para explorar ao máximo o calendário; e que empresas privadas se juntem ao esforço de captação.
Ainda em 2017 serão realizados workshops sobre o “Rio de Janeiro a Janeiro” para organizadores de eventos, potenciais patrocinadores e o setor de turismo, além de um “roadshow” de captação de recursos. Ao longo de 2018 serão apresentados relatórios trimestrais e um relatório final com a avaliação dos resultados do programa.
Na foto, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participa do lançamento do programa “Rio de Janeiro a Janeiro”, no Parque Olímpico da Barra

Relação de Eventos
Janeiro
Copacabana Réveillon 2018
Corrida de São Sebastião
Luau Do Rio
Corrida Rio Ano Novo
Verão Rio
Rio Bossa Nova
Flutuante Attack

Fevereiro
3X3 Espetacular
Carnaval de Rua
Oi Jogos Cariocas de Verão
Rio Music Carnival
Desfile das Escolas de Samba
Rio Open ATP 500
Flutuante Attack
Março
Rei e Rainha do Mar Mercado Veja Rio
The Drone Racing League
Rio Expofood
Internacional Beach Tennis 2018
Flutuante Attack
Abril
Rio Content Market
Alô Alô Rio
Brite
Festival Niemeyer Mano a Mano
Pop Rio
Rio Boat Show
Rio Montreux Jazz Festival
Veste Rio
Comida Di Buteco
Flutuante Attack
Maio
Comida Di Buteco
Abertura Campeonato Brasileiro
Austro Festival
Ginástica das Estrelas
Mo Farah 10k Rio
Oi Rio Pro
Green Nation Fest
Rio GF Bike
Meia Maratona do Porto
Junho
Rio Mapping Festival Bauernfest
Festival dos Festivais
Maratona do Rio de Janeiro
NFL Experience
Rio dos Namorados
Velocity Conferência Internacional
Prêmio da Música Brasileira
Julho
Campus Party Brasil
Fut Fest
Rio Bossa & Jazz Rio Piro Festival Samba Nota Mil
Festival Anima Mundi
Prêmio da Música Brasileira
Agosto
Corrida de Drone
De Outros Carnavais
22a. Meia maratona internacional do Rio de Janeiro Rio Gastronomia
X Games
USU – Urban Sports Universe
Setembro
Art Rio
CSI – W da Cidade do Rio de Janeiro Desafio Raia Rápida 2018
Educação 360
Game XP
Rio Oil & Gas
Rio Samba Run
Rio Wod Fest
Semana Design Rio
Nitro Circus Live
IV Jogos Master Brasileiro
Outubro
Rei e Rainha do Mar
Veste Rio
Festeja Brasil Festival do Rio FIL Festival
Grangiro 2018 Parada Carioca
Tempo festival
Zytrons
Circuito Moda Carioca Rio Capital do Surf Parada Orgulho LGBT de Copacabana
Novembro
Rei e Rainha do Mar Elle Fashion 30 anos Festival Curta Cinema Festival Panorama
Festlip – Festival Internacional das
Artes da Língua Portuguesa
Mimo Rio de Janeiro 4a Edição
Festival Multiplicidade Popload Festival
Rio Shopping & Show
Ultra Brasil
Butecada
Festival Internacional de Circo do
Rio de Janeiro
Rei e Rainha do Mar
Dezembro
Abertura Rio Music Carnival Árvore de Natal da Lagoa Natal do Rio
Rio Bom de Copo
Uma Aventura de Natal Wired
Approach Comunicação –  Fotos: Tânia Rêgo/Agência Brasil

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