São Gonçalo se prepara pra ser um dos destinos religiosos mais procurados do Brasil

Brasil

Inserida na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, a quarta maior cidade do estado, São Gonçalo do Amarante, distante 20Km da capital potiguar e com uma população estimada em mais de 100 mil habitantes, se prepara para se tornar um dos destinos turísticos e religiosos mais procurados do Brasil. Às vésperas de ter 28 de 30 mártires santificados pelo Papa Francisco, em canonização marcada para este domingo (15), no Vaticano, o Município trabalha um plano de mídia para atrair católicos de todo o Brasil, em um primeiro momento, e do mundo todo, em médio e longo prazos.
Segundo o prefeito são-gonçalense, Paulo Emídio, mais conhecido como Paulinho, o trabalho de divulgação será realizado inicialmente nos polos emissores diretos: dioceses de todo o país. Para tanto, conta com a parceria da Arquidiocese de Natal, que está articulando essa ação nacionalmente. Outra frente de atuação é também junto ao Consórcio Inframérica, empresa que administra o Aeroporto Internacional localizado no município, hoje única porta de entrada aérea comercial no estado, e que gerencia outros 54 terminais em todo o Brasil e divulgará esse material publicitário junto ao seu público.
Paralelamente, a Prefeitura, através de várias secretarias, já vem capacitando a população local para recepcionar os visitantes. Além de qualificar os comerciantes do seu polo gastronômico mais famoso – Pajuçara – e que tem como carro-chefe pratos à base de camarão, o poder executivo municipal também vem fazendo cursos de guia turístico dirigidos principalmente a jovens para trabalhar no santuário já existente, o Monumento dos Mártires, que poderá ser ampliado em breve para receber público maior, após a santificação dos protomártires brasileiros.
A prefeitura vem buscando parcerias junto aos governos estadual e federal para viabilizar um projeto arquitetônico estimado em mais de R$ 50 milhões, para a construção de um complexo religioso, com basílica, centro comercial de artesanatos (a cidade é conhecida como Berço da Cultura Popular potiguar) e alimentos, além de pousadas, o que permitiria a recepção de grandes grupos de romeiros, nos mesmos moldes dos maiores santuários brasileiros, que recebem milhares de fiéis anualmente.
Tal equipamento deve ser instalado numa área de mais de 7 hectares, vizinho ao Monumento construído atualmente em uma área de 2 hectares, na comunidade de Uruaçú, e que foi projetado pelo arquiteto Francisco Soares Junior e inaugurado em dezembro de 2000. O santuário já chegou a receber público próximo aos 100 mil fiéis em dias festivos, como é o caso do dia 3 de outubro, quando os norte-rio-grandenses celebram seus padroeiros, os Mártires de Uruaçu e Cunhaú.
Pós canonização 
De imediato, portanto, já organizam uma grande agenda de eventos após a santificação. O Rio Grande do Norte terá programações na capital e nas duas cidades onde aconteceram os martírios entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro.
Em São Gonçalo, o destaque é para a “Cantata dos Santos Mártires Potiguares”, com participação de 42 artistas. O Auto será apresentado primeiramente no Monumento em Uruaçu. No dia 27, acontecerá às 19h30; já no dia 28, data com maior expectativa de público, a programação começará às 17h, e além desse espetáculo, terá apresentação dos “Cantores de Deus”, grupo de São Paulo que conta com nove CDs gravados e um DVD ao vivo, e encerramento com missa presidida pelo Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo. No dia 29, o espetáculo será apresentado às 19h no Patamar da Igreja Matriz, no Centro da cidade.

A história
Os novos santos brasileiros foram cristãos que foram assassinados em 1645 em decorrência das invasões no nordeste do Brasil, quando fiéis da Igreja Católica foram mortos no Rio Grande do Norte, porque holandeses cobravam dívidas dos portugueses, que construíram engenhos com dinheiro emprestado pela Holanda.
O primeiro massacre aconteceu no dia 16 de julho na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, em Canguaretama, quando o Padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por mais de 200 soldados holandeses e índios potiguares, quando participavam da missa dominical.
O segundo morticínio aconteceu em Uruaçu, comunidade de São Gonçalo do Amarante, no dia 3 de outubro, quando 80 pessoas foram massacradas com mais crueldade. As vítimas tiveram as línguas arrancadas para que não proferissem orações católicas, tiveram braços e pernas decepados, e crianças foram partidas ao meio e degoladas. O celebrante da missa, o padre Ambrósio Francisco Ferro, foi muito torturado. O camponês Mateus Moreira teve o coração arrancado. E, ainda vivo, exclamou: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.
Beatificação
Em reconhecimento ao feito dos Mártires de Uruaçu, em 16 de junho de 1989 o processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé. Em 21 de dezembro de 1998 o papa João II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos. Isso porque a Congregação para as Causas dos Santos só reconheceu o martírio daqueles cujos nomes foram identificados. A celebração de beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000, presidida pelo próprio papa João Paulo II.
Assessoria de Imprensa – Fotos: Isaías Santana 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *