Iphaep realiza uma nova leitura da Pedra de Ingá

Paraíba

Um dos cinco maiores sítios arqueológicos do Brasil encontra-se na Paraíba: mais exatamente é a Pedra de Ingá, cujas inscrições rupestres estão gravadas nas rochas localizadas às margens do Riacho Bacamarte, no Agreste paraibano. Agora, a partir das 10h deste sábado (28), na Livraria do Luiz, no Centro de João Pessoa, será realizado o debate Arqueologia & Artes Visuais: Uma nova leitura da Pedra do Ingá. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), e será aberto ao público.
O palestrante será o arqueólogo pernambucano Ted Henrique da Silva, tendo como debatedores os historiadores Edvaldo Lira, Thomas Bruno e Vanderley de Brito. Segundo revela Cassandra Figueiredo, gestora do patrimônio estadual, o evento é uma iniciativa do Núcleo de Antropologia Visual do Iphaep “e nesse dia pretende abordar um tema que, há centenas de anos, vêm inquietando os pesquisadores e a população: em especial, os moradores daquela região”.
História – Na ocasião, serão discutidos enigmas como: “O que significam as misteriosas inscrições gravadas em Ingá”? “Seus autores seriam os índios Cariri ou elas seriam obras dos deuses astronautas”? Conforme o antropólogo Carlos Azevedo, um dos coordenadores do Núcleo do Iphaep, a ideia é trazer para o debate a particularidade que envolve a Pedra do Ingá. “As inscrições rupestres do Ingá revelam o cotidiano de povos coletores e caçadores que habitaram no passado aquela região”, diz. “E, apesar de todos os estudos e livros publicados, ainda hoje, elas não foram devidamente explicadas”, acrescentou.
O Núcleo de Antropologia Visual foi criado pelo Iphaep no início deste ano. A ideia é incentivar o estudo e a pesquisa. Bimestralmente, são realizados eventos e debates sobre temas da Paraíba, do Brasil e do mundo, numa perspectiva de estudos antropológicos e visuais baseados em trabalhos realizados por pesquisadores anglo-saxônicos.
Secom Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *