Festuris Gramado termina com recordes e ganha nova logomarca

Cotidiano


Terminou neste sábado (11) o 29º Festuris – Festival Internacional de Gramado realizado desde o dia 9 de novembro. O evento recebeu cerca de 9 mil visitantes o que representa um crescimento de 10% em relação à edição do ano passado. Também houve crescimento de 10% em relação à área ocupada pelos estandes no Serra Park.
O volume de geração de negócios também apresentou crescimento, passando de R$ 253 milhões para R$ 280 milhões, e de impacto na economia de Gramado e Canela, de R$ 14 milhões para R$ 18 milhões.
A área da feira foi ampliada em 10%, chegando a 20 mil m². O número de marcas expostas ultrapassou as 2 mil e a feira deu continuidade na sua internacionalização, com 60 destinos estrangeiros. Os dados foram apurados pela UCS – Universidade de Caxias do Sul.
O anúncios dos números gerados pelo Festuris aconteceu na sala de imprensa, no Serra Park, pelos diretores Marta e Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello. Na oportunidade, foi apresentada a novo logo do evento que, segundo Marcus Rossi, representará um Festuris mais moderno, conectado com o mundo e não linear. A partir da próxima segunda-feira, as tradicioinais araucárias serão substituídas por uma versão mais moderna, pensada durante o Gramado Summit, outro evento organizado pela empresa Roissi e Zorzanello.
Também já a partir de segunda-feira será iniciada a comercialização dos estandes para o Festuris Gramado 2018, que completará 30 anos de realização. O evento será promovido de 8 a 11 de novembro.

Paraíba
A Paraíba teve presença marcante no Festuris Gramado. O Governo do Estado, por meio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), ocupou uma área no Ministério do Turismo e contou com a participação de gerentes de contas de vários hotéis instalados em João Pessoa e a Costa do Conde. O diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lapa, coordenou o estande.
O diretor de Marketing também representou o Destino Paraíba na premiação dos principais destinos mais vendidos pela Operadora Flytour, durante os Feirões realizados em Campinas e Santos, em São Paulo, o maior mercado emissor de turistas para o estado. O crescimento das vendas para a Paraíba confirma a ascensão do destino, mas, sobretudo, ratifica o interesse dos turistas brasileiros de curtirem as férias no Nordeste. Do ranking nacional consolidado dos 15 estados mais vendidos pela operadora, sete são nordestinos. Bahia, Alagoas e Ceará são os três primeiros. A Paraíba ficou em 13º.
Lapa esteve representante a Paraíba no 4º Encontro Nacional Rede de Inteligência do Ministério do Turismo – RIMT -, realizado no Serra Park na manhã de sábado (11). O objetivo desse fórum é fortalecer vínculos entre os membros participantes e disseminar informações sobre temas relacionados à inteligência do mercado.
De Campina Grande, divulgando Campina Grande com ênfase para o 20 Encontro Consciência Cristã 2018, com a participação da Autocar Turismo (com os empresários Albaniza e Flávio) e do Pastor Euder Faber, e do jornalista Romero Rodrigues.
A cidade de João Pessoa ocupou uma área especial no estande reservado para a Revista Brasil Travel News, ampliando a divulgação dos roteiros turísticos, em especial, a procissão de Nossa Senhora da Penha, que está sendo citada na reportagem da edição internacional da revista.
Os diretores do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J S Junior e Bruno Mesquita, também estiveram presentes no Festuris Gramado para continuar mantendo relacionamento com os fornecedores, assim como apresentando a nova edição do evento mais importante do calendário brasileiro realizado no Nordeste. Assim como Festuris, o Festival JPA deste ano, que foi realizado no final de outubro, apresentou crescimento de 10% em termos de empresas presentes, ampliação da área de estande, e um volume 30% maior de faturamento.
A Paraíba também se destacou com a premiação especial do Grupo Brocker para a Operadora Foco, que recebeu o Troféu Infinito entregue às empresas do trade turístico nacional que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha. A Foco foi destaque entre as empresas do Nordeste.
Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *