Música considerada hino, é reconhecida como patrimônio imaterial da PB

Paraíba

A música “Paraíba, Joia Rara”, do compositor Ton Oliveira, foi reconhecida como patrimônio imaterial da Paraíba, de acordo com uma lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (29). O projeto que deu origem a lei é do deputado Frei Anastácio (PT). A informação é do Portal Solânea Online.
De acordo com o projeto, muitos paraibanos consideram a canção um hino da Paraíba por representar o sentimento de ser paraibano. “Trata-se de uma composição que enaltece a cultura regional, além de se constituir como meio de expressão para falar de personagens e dos elementos históricos e turísticos do nosso Estado”, justifica o deputado.
Ton Oliveira compôs a música foi composta em 2011. segundo ele, quase estava dirigindo, no final da tarde, a caminho de Solânea para gravar o disco “Só Para Xotear”, quando olhou para a paisagem do Agreste. Ele revelou que veio à mente o pensamento: “Como a Paraíba é bela”, e então começou a cantar o refrão da canção: “Eu sou da Paraiba é meu esse lugar/A cara desse povo tem a minha cara/ Encanto de beleza que me faz sonhar/ Lugar tão lindo assim pra mim é joia rara”.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=Ns2OEr6FKHo[/embedyt] Redação com Solânea Online