Hospitalidade na Hotelaria

Colunistas Regina Amorim

A hospitalidade está presente em todas as atividades relacionadas com o turismo, desde rodovias, portos, aeroportos, os transportes terrestres, aéreos, marítimos, fluviais, a comunicação, a capacitação dos profissionais para atuar no setor e os serviços turísticos – hospedagem, transportadores, alimentação fora do lar, entretenimento.
Transformar um meio de hospedagem em uma referência de hospitalidade é um grande desafio.
Nem todos os hoteleiros têm acompanhado os avanços tecnológicos que permitem atender aos seus hóspedes com serviços mais personalizados.
Personalizar a experiência do hóspede na hotelaria é se antecipar para conhecer as suas preferências, o seu estilo de vida e as suas necessidades.
Com o uso da tecnologia é possível a hotelaria reduzir custos, conquistar clientes, aumentar o faturamento, personalizar a oferta, desde o acesso a escolha do apartamento, a programação dos eventos locais, o serviço de restaurante que é uma parte importante na hospitalidade, principalmente quando o destino turístico tem poucas opções.
A gestão das redes sociais deve estar conectada com o sistema de gestão do hotel, agilizando o processo de tomada de decisões, da forma mais adequada. É no sistema de gestão hoteleira, que devem estar armazenadas as preferências dos clientes, de modo que possa oferecer um serviço personalizado.
Para maior sucesso da hotelaria, é preciso inovar e priorizar o bom atendimento aos seus hóspedes, e verificar qual a melhor forma de atraí-los e mantê-los por mais tempo no destino. Hotéis que não inovam estão perdendo mercado, por isso invista na criatividade da sua equipe, que não depende de grandes investimentos, mas sim de profissionais focados, apaixonados pelo que faz, que pense em soluções diferentes e faça a diferença!
Um dos fatores que mais vem ganhando espaço de inovações, é a recepção de pessoas com animais de estimação. Você já pensou nisso?
Outra tendência são hotéis totalmente adaptados para pessoas com necessidades especiais e específicas, além de conforto, segurança e praticidade.
Uma inovação para os serviços turísticos pode ser a oferta de desconto, por dia, se o hóspede dispensar a limpeza do apartamento e a troca diária de toalhas, como uma contribuição para a redução de impacto ambiental.
Outra inovação de serviços pode ser a oferta de voucher com desconto para parques e outros atrativos, ou seja se antecipar aos desejos do hóspede, surpreender, oferecer mais que o esperado.
Propiciar experiência gastronômica para os hóspedes, com um Chef do Cozinha do próprio hotel, pode ser uma interessante programação.
Nenhum meio de hospedagem, por melhor que seja, vai prender o seu hóspede por muito tempo, portanto, é necessário verificar o que há no seu entorno. É incrível como tem opções para fazer os dias do hóspede mais ricos e mais prazerosos. Muitos hotéis nem conhecem as experiências dos hóspedes no destino turístico.
Por exemplo, qual hotel já disponibilizou um voucher para um roteiro de compras, uma caminhada em um parque ou jardim botânico? Um show cultural ou uma tarde de visita à Rota dos Ateliês de João Pessoa? Uma experiência com café, numa cafeteria da Rota das Cafeterias Criativas? Um passeio de lancha ou catamarã para as piscinas naturais? São tantas as oportunidades e as experiências…
Pensando sobre isso, é que “inovação e hospitalidade na hotelaria” será o mais novo pacote de serviços que o SEBRAE – Agência Regional de João Pessoa, está elaborando, a partir de março de 2018, em parceria com a ABIH/PB, possibilitando aos hotéis, maior engajamento das suas equipes, mais diferencial e serviços mais personalizados.
Para isso, uma pesquisa será elaborada junto à rede hoteleira com o objetivo de priorizar as principais necessidades nesse sentido, ao tempo em que serão definidos os principais consultores para atender a essa demanda específica.
Mais informações procurar o SEBRAE/PB: 83. 2108.1256.


Regina Medeiros Amorim
Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento,
Pós graduada em Gestão e Marketing do Turismo,
Gestora de Turismo do SEBRAE – Paraíba.
Fotos: Acervo Hotel Hardman-Cacio Murilo