João Pessoa dá mais um passo para efetivar geminação com Ushuaia

Paraíba

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo, lançou oficialmente nesta terça-feira (16) o Projeto “Quando os extremos se encontram”, em mais um passo para a efetivação da geminação da capital paraibana com a cidade argentina de Ushuaia. O projeto tem três pilares fundamentais: atividade turística; troca de conhecimento no campo da Educação e cultural.
A apresentação foi feita pelo secretário de Turismo, Fernando Milanez, que destacou a importância da geminação, sobretudo, no desenvolvimento de um intercâmbio que iniciará uma proativa troca de experiência entre as duas cidades.
O mote da geminação que liga as duas cidades são os extremos. João Pessoa está localizada no extremo oriental das Américas, enquanto Ushuaia no extremo setentrional da América do Sul. Mas, Saulo Barreto, diretor de projetos da Setur-JP, disse que o projeto é mais do que as localizações das cidades.
Segundo Barreto, Ushuaia é o segundo maior polo turístico da Argentina, perdendo apenas para Buenos Aires. Desta forma, as ações de intercâmbio que serão levadas para a cidade argentina terão forte repercussão na capital.
Entre as ações já fechadas está a ida de uma comitiva de João Pessoa para Ushuaia, já em fevereiro, oportunidade em que serão realizadas exposições de artes do artista plástico Clóvis Junior e do fotógrafo Cácio Murilo. Também haverá uma capacitação do Destino João Pessoa que já conta, inclusive, com mais de 80 pessoas inscritas, entre empresários, agentes de viagens e jornalistas.
“Já estão finalizando ainda um convênio que levará para Ushuaia grupos de estudantes universitários das áreas de Direito e Gastronomia, entre outros cursos”, revelou Barreto.
O lançamento do projeto foi bastante prestigiado, com as presenças do vice-prefeito, Manuel Júnior; dos presidentes da Fecomércio, Marconi Medeiros; da Abav (Agências de viagens), Bruno Mesquita; da ABIH-PB (Associação dos Hotéis), Manuelina Hardman; da Abrasel-PB (Bares e Restaurantes), Neide Lisboa; da Abrajet-PB (Associação dos Jornalistas), Messina Palmeira; do diretor do Festival do Turismo de João Pessoa, Cláudio Júnior; além de representantes da hoteleira, setor de Bares e Restaurantes, entre outros.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=5NpwdJfmabc[/embedyt] Fábio Cardoso