Roteiro pela Itália para sentir o sabor da gastronomia de Trentino – Alto Adige

Mundo

Para muitas pessoas uma viagem à Itália poderia ter como motivo apenas o desejo de conhecer e apreciar a sua cozinha e seus vinhos. E foi pensando nisso que o chef italiano Giuseppe Gerundino, apaixonado pelos sabores de sua terra natal, começou há 10 anos levar seus alunos e amigos para descobrir o que de melhor e mais autêntico a eno-gastronomia regional italiana tem para oferecer.
Dessa vez o destino será Trentino – Alto Adige, o território mais setentrional da Itália, o coração das Dolomitas, lugar de encontro de culturas, fronteira da Itália com a Áustria e Suíça. Suas paisagens mais famosas são os vertiginosos picos das montanhas e o belíssimo Lago de Garda, parte dele na região do Trentino. Aqui, a norte de Trento e aos pés de um romântico castelo, entre os vinhedos e árvores de fruta, um pequeno borgo assinala o ponto de encontro entre as duas almas do Trentino – Alto Adige.
As viagens geralmente têm duração de uma semana, com duas ou mais visitas por dia a produtores de especialidades e vinhos locais de qualidade excepcional. Queijos e embutidos, hortifruti, legumes, pães, pasticceria, peixes e carnes típicas, dentre outros. As especialidades de cada região são o destaque desta semana em que os participantes do grupo entram nas casas dos pequenos produtores, ou mesmo nas fábricas de produções maiores, para entender melhor as características e o valor de grandes produtos italianos.
Além das visitas e degustações, o grupo também conhece cidades históricas e centros medievais e participa de festivais eno-gastronômicos, faz maravilhosas caminhadas em bosques à procura de funghi e tartufi, visita mercados típicos, entre outros programas. Outro ponto forte das viagens do Giuseppe é a divertida participação na realização de menus típicos em restaurantes familiares, além de algumas experiências degustativas ‘estreladas’.
Quando:
A viagem terá duração de sete dias iniciando-se no aeroporto de Verona no dia 04/03/2018 e terminando no dia 10/03/2018, também no aeroporto de Verona.
Onde:
Hotel Boutique Miramonti, Avelengo-Merano, Sudtirol, Itália.
Sobre o ensolarado planalto de Tschöggelberg, bem acima da bela cidadezinha de Merano, nas vizinhanças do lago Sulfner e da pequena e romântica igreja de S. Caterina, junto a 30 hectares de florestas. Este é o cenário encantado à 1230m de altitude onde se encontra o hotel boutique Miramonti. Um verdadeiro oásis de belezas naturais incontaminadas e relax, com uma vista espetacular sobre o vale do Adige, o Passo Vigilio e, é claro, as Dolomitas, patrimônio mundial da Unesco.
O Miramonti é um hotel Boutique que oferece um serviço personalizado e autêntico, cuidado pessoalmente pelo casal de proprietários. Lugar acolhedor, onde luxo e simplicidade se misturam, escolhido a dedo pelo chef Giuseppe para ser nossa base nesta aventura gastronomica nas montanhas.
Sobre a escola: Idealizada por Giuseppe Gerundino, jovem e talentoso chef italiano, a Accademia Gastronômica espelha sua experiência na Scuola della Cucina Italiana de Milão, conceituada escola de culinária ligada à revista La Cucina Italiana, especializada em gastronomia. A Accademia Gastronômica é uma escola prática, com bancadas individuais de trabalho onde cada aluno tem à sua disposição pia, fogão, utensílios e ingredientes necessários para a perfeita execução das receitas propostas. Nossa estrutura conta com duas salas de aula totalmente equipadas e dedicadas à arte de cozinhar – Espaço Escola e Espaço Gourmet – além de um terraço com ervas aromáticas.
Assessoria de Imprensa