Expotour Católica muda de nome para atrair mais religiões

Brasil Eventos

A cidade de Natal (RN) recebe a Expotour nos dias 27 e 28 de abril, conforme informou Manoel Sidnesio, coordenador geral do evento e diretor da Prodevtur – Produtora e Promotora de Eventos e Turismo Religioso Ltda, empresa realizadora do evento.
Antes chamada Expotour Católica, neste novo formato passa a se chamar exclusivamente Expotour.
Segundo Sidnésio, a fonte de inspiração para a realização da Expotour Católica foram monumentos históricos religiosos, as estruturas arquitetônicas das Igrejas – das quais a maioria possui estilo barroco –, as festas de padroeiros, a diversidade de Cultura Religiosa, onde atualmente se destacam em nosso país, principalmente em 2017, onde se completaram 100 anos de Aparição em Fátima – Portugal, 300 anos da Imagem de Nossa Senhora Conceição Aparecida em Aparecida/SP, e 500 anos de Reforma Protestante que geram grande devoção cristã, e romarias, sem falar nas Igrejas Ortodoxas, Anglicanas Ritos Maronitas e muito mais.
Segundo Sidnésio, três novidades estarão neste ano. A primeira é a mudança do nome que ficará apenas Expotour. Esta mudança se dá devido a procura de algumas denominações cristãs desejarem estar presentes na exposição e religiões que hoje o Papa Francisco tem iniciado o diálogo interreligioso que é o caso dos Veteros Católicos e a Religião Muçulmana que em Abril/2017 iniciou um diálogo.
Em 2017 a Expotour já se encontrava com a presença da Igreja Anglicana e com a Associação Muçulmana do RN. Este ano houve um diálogo com a SBB – Sociedade Bíblica do Brasil, com a direção do diretório do RN.
“Essa abertura nos leva aquilo que sempre falamos: O Turismo Religioso, apesar de estar em mais evidência na Igreja Católica ao qual faço parte, ele não tem exclusividades. Vimos isso no ano passado onde vários Luteranos foram a Alemanha conhecer a história onde aconteceu a Reforma Protestante. Também temos a Meca, onde milhares de Muçulmanos se dirigem todo ano, de todas as partes do mundo. Outra novidade é que deixamos o espaço livre para os expositores, onde iremos apenas apresentar na planta os espaços disponíveis, e cada expositor irá escolher seu espaço e fazer sua própria ornamentação do local”, explicou Sidnesio.
Mudanças
Neste ano, na Expotour não haverá o Fórum Nacional de Turismo Religioso, que será realizado em outro momento. Segundo Sidnesio, este ano haverá apenas 20 expositores, com a finalidade de levar para o evento profissionais e destinos que tenham interesse exclusivo para o desenvolvimento do Turismo Religioso.
No primeiro dia do evento haverá um debate onde serão discutidos os principais desafios do segmento no Nordeste. Já no segundo dia, contará com a presença do padre Chrystian Shankar, que irá ministrar palestra motivacional, reforçando a importância de empreender no segmento religioso. Haverá também a parte cultural com a presença de livrarias, editoras. Neste ano, também serão apresentados os roteiros criados pela Expotour, através de parceiros.
Roteiros religiosos
O primeiro roteiro apresentado e lançado no evento será o Caminho dos Mártires, onde apresenta os principais locais da invasão holandesa no RN, iniciando no Engenho Cunhaú em Canguaretama/RN concluindo em Uruaçú – São Gonçalo do Amarante/RN.
Há muitas novidades neste caminho, como as ruínas da Fortaleza de São João Lostau no território de Nísia Floresta/RN, ele também é um dos mártires do Brasil canonizado pelo Papa Francisco. Também em Nísia Floresta poderão conhecer onde iniciou a Campanha da Fraternidade.
Desta forma o Caminho dos Mártires será uma grande aula de campo sobre os Mártires do Brasil, algo que irá renovar a fé de muitos. Uma feira completa, onde turismo, cultura e educação se unem durante 02 dias. Face ao exposto, a proposta da Expotour é promover o Turismo Religioso no Nordeste e no país, proporcionando o desenvolvimento econômico regional e nacional neste setor de atividade, disseminando os valores religiosos em sua autenticidade e riqueza turísticas, históricas e culturais, sempre preservando a espiritualidade do segmento.
Segundo Sidnésio, a Expotour será um evento totalmente voltado a qualidade profissional de seus participantes, estudantes, acadêmicos, etc.
Assessoria de Imprensa