E190-E2 será o avião mais ecológico do segmento

Aviação Brasil

A construtora aeronáutica brasileira Embraer anunciou alguns resultados finais dos testes em voo do E190-E2, primeiro avião da nova geração da família de E-Jets, se aproxima da certificação, que confirmam que a aeronave é melhor do que a especificação original e ainda mais eficiente do que outras aeronaves de corredor único.
Com relação ao consumo de combustível, o E190-E2 provou ser 1,3% melhor do que originalmente esperado, o que representa uma melhoria de 17,3% em relação ao E190 de geração atual e quase 10% melhor que seu concorrente direto.
Operando com o menor nível de ruído e emissões externas, o E190-E2 torna-se, assim, o avião mais ecológico do segmento.
Rodrigo Silva e Souza, vice-presidente de Marketing da Embraer Aviação Comercial, considera que “isso significa que, quando o nosso primeiro operador, a Widerøe, operar o voo inaugural do E190-E2, no próximo dia 24 de abril, de Bergen para Tromsø, na Noruega, será o primeiro voo em serviço do jato de uma avião de corredor único mais eficiente e ecológico do mundo. Esta é uma conquista imensa para a nossa equipa e significa valor adicional entregue aos nossos clientes”.
Os resultados dos testes em voo também confirmaram que o desempenho de descolagem do E190-E2 também é melhor que a especificação original. O alcance da aeronave a partir de aeroportos com altas temperaturas e grande altitudes, como Denver e Cidade do México, aumenta 600 milhas náuticas em comparação com aeronaves de geração atual. Já o alcance a partir de aeroportos com pistas curtas, como o Londres/City, na Inglaterra, também aumenta em mais de 1.000 milhas náuticas, permitindo que a aeronave alcance destinos como Moscovo, na Rússia, e no norte da África sem paragens.
O E190-E2 também se tornará na aeronave com os intervalos de manutenção mais longos no mercado de aviões de corredor único com 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção sem limite de calendário para utilizações típicas de E-Jets. Isso significa 15 dias adicionais de utilização da aeronave em um período de dez anos em comparação com os E-Jets da geração atual.
Outro objetivo-chave do programa no qual o E190-E2 obteve melhores resultados do que as expectativas iniciais é o tempo de treino de transição dos pilotos. Os pilotos de E-Jets de geração atual precisarão de apenas 2,5 dias de treino e sem necessidade de simulador de voo completo para voar o E2.
A Embraer é líder mundial no fabrico de jatos comerciais com capacidade até 150 assentos. A companhia conta com 100 clientes em todo o mundo operando os jatos das famílias ERJ e E-Jets. Apenas para o programa de E-Jets, a Embraer registou mais de 1.800 pedidos firmes e 1.400 entregas, redefinindo o conceito tradicional de aeronaves regionais por meio da operação em uma vasta gama de aplicações de negócios.
As novas revelações sobre os testes e ensaios do E190-E2, que será certificado nas próximas semanas, foram conhecidas durante o Salão Aeronáutico de Singapura, o mais importante da zona do Sudeste Asiático, onde a fábrica brasileira participa com uma forte representação.
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