Rio de Janeiro está completando 453 Anos

Brasil

O Rio de Janeiro é uma metrópole mundialmente conhecida por sua excepcional interação entre cultura e natureza e destino desejado pelos turistas do Brasil e do mundo. A intensa vida cultural e o centro histórico exuberante se unem à paisagem natural com muitos atrativos urbanos. São ícones do roteiro turístico carioca: a Floresta da Tijuca (considerada a maior mata urbana do mundo), as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, além do mundialmente famoso Pão de Açúcar com o vai-e-vem do seu Bondinho e o Corcovado com a estátua gigante do Cristo Redentor.
Esse programa obrigatório para quem visita a cidade forma um conjunto magnífico de “paisagens cariocas entre a montanha e o mar” reconhecidas pela Unesco como patrimônio mundial desde 2012. É a primeira área urbana do mundo a ter reconhecido o valor universal da sua “paisagem cultural”. Estão incluídos, ainda, como patrimônio mundial outros atrativos turísticos, entre eles, o Jardim Botânico, a entrada da Baía de Guanabara, o forte e o morro do Leme, o forte de Copacabana, a praia e a pedra do Arpoador, o Parque e Aterro do Flamengo e a enseada de Botafogo.
Além de ser um dos cenários mais belos do Brasil e do mundo, as manifestações culturais do Rio de Janeiro expressam a síntese do estilo de vida do carioca, conhecido internacionalmente, e marcado pelo samba, a bossa nova, o futebol, o carnaval e a religiosidade – católica e de matriz africana. A Lapa com seus arcos famosos, no Centro Histórico, é uma das regiões mais visitadas pelos turistas, tanto pela integração cultural entre os visitantes e cariocas como pela vida boêmia e agitação noturna da cidade.
Os Jogos Olímpicos Rio 2016 deixaram importantes legados para a cidade. A antiga zona portuária do Rio de Janeiro, atualmente Porto Maravilha, é um dos principais cartões portais da cidade. O corredor cultural é formado por prédios históricos, praças tradicionais renovadas, museus e áreas de lazer, além de um passeio público ao longo da orla conhecido como Boulevard Olímpico. Todo o circuito turístico é alimentado por um moderno sistema de Veículos Leves sobre Trilhos ligando o Aeroporto Santos Dumont à Rodoviária Novo Rio. Na Praça Mauá estão os museus do Amanhã e de Arte Moderna do Rio. Outro atrativo local é o Aquário do Rio. Já os antigos galpões do porto abrigam exposições temporárias, feiras e festas temáticas.
Aniversário – Neste 1º de março comemora-se a fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, por Estácio de Sá, entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar. O domínio português se estabeleceu após muitas lutas e batalhas que culminaram com a expulsão dos franceses. Mas, desde 1º de janeiro de 1502, o Rio, que na verdade era a Baia da Guanabara, já havia sido “descoberto” pelo português Gaspar de Lemos. Originalmente a cidade foi um porto açucareiro. Em quase dois séculos (1763-1960) a “Cidade Maravilhosa” foi a capital do Brasil (colônia, império e república), palco de grandes e importantes momentos históricos do Brasil, entre eles, sede do reino de Portugal (1808-1821). E, assim como na sua origem, a cidade continua linda por natureza.
Assessoria de Imprensa