Congresso aprova acordo que põe fim à limitação de voos entre Brasil e EUA

Aviação Brasil

O plenário do Senado concluiu nesta quarta-feira (7) a votação de um acordo de céus abertos entre o Brasil e e Estados Unidos. Como o texto já passou pela Câmara em dezembro de 2017, vai agora à promulgação, quando passa a ter validade.
Assinado em 2011 pelos ex-presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff, a medida que retira limitações para a oferta de voos entre Brasil e Estados Unidos levou quase sete anos para ser concluída. Pelas regras atuais, são permitidos apenas 301 voos entre os dois países.
Com a mudança, as empresas decidem iniciar ou encerrar os voos como desejarem. Contudo, a aprovação do acordo – conhecido como “céus abertos” – divide a opinião das companhias aéreas. Enquanto a Azul, por exemplo, é contrária, a Latam comemora a aprovação.
Outro ponto modificado com o acordo é autorização para que as empresas aéreas tenham o direito de sobrevoar os territórios sem pousar, ou fazer escalas no seu território para fins não comerciais e de executar transporte aéreo internacional entre pontos.
Folha de São Paulo