Semob proíbe estacionamento na avenida Cabo Branco das 5h às 8h

Cotidiano

O novo esquema de segurança na orla de João Pessoa proibirá o estacionamento de veículos na avenida Cabo Branco das 5h às 8h, conforme o plano de operação anunciado pelo superintendente da Semob-JP, Adalberto Araújo, nesta quarta-feira (21). No comunicado feito à imprensa, no entanto, não fica claro se os carros que estiveram já estacionados, de moradores ou hóspedes ou funcionários dos hotéis na extensão da avenida serão rebocados. As novas regras valem a partir desta quinta-feira (22).
Semob-JP assume os bloqueios das vias para garantir a segurança dos praticantes da caminhada. Não será mais permitido o estacionamento na Avenida Cabo Branco no trecho de caminhada com exceção dos deficientes físicos. Os moradores, hóspedes dos hotéis e funcionários dos estabelecimentos localizados na área poderão circular na via, na faixa da direita, com o pisca alerta ligado e velocidade abaixo de até 30 Km/h, para acesso à residência ou local de trabalho.
As novas regras já estão provocando críticas, em especial, de representantes da rede hoteleira, que se sente prejudicada, primeiro por não ter sido ouvida no processo de discussão das novas regras; segundo, porque os empresários acreditam que a proibição do estacionamento no horário anunciado causará transtornos aos funcionários e, principalmente, aos hóspedes.
A presidente da ABIH – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba, Manuelina Hardman, confirmou que já manteve contato com o superintendente Adalberto Araújo e as duas entidades devem se reunir na próxima semana para discutir essa questão.
De acordo com Adalberto Araújo, a Semob elaborou um plano “para garantir a segurança das pessoas e a conquista do espaço público, de maneira que evitemos situações de risco para o pedestre, sempre com a parceria da Polícia Militar que vai continuar no local nos apoiando. Nos primeiros 15 dias serão feitas avaliações diárias para os ajustes necessários”, destacou.
Toda essa discussão é resultado do atropelamento de duas senhoras que estavam caminhando na orla marítima no horário de interdição na semana passada. O motorista atropelador, que continua preso, estava em um quiosque bebendo e teria saído em toda a velocidade com o carro, atropelando as duas pessoas. Em seguida, quando tentou dobrar no final da avenida, perdeu o controle do veículo e capotou, quando foi preso.
Redação