Chuva forte impede pouso de avião no Aeroporto de Campina Grande

Cotidiano

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) registrou na tarde desta quinta-feira (29) o cancelamento do pouso de um avião da Azul Linhas Aéreas Brasileiras (ATR) no Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. O voo havia saído do Aeroporto do Recife e pousaria às 15h. No entanto, em função do tempo adverso, o piloto decidiu retornar à capital pernambucana.
Conforme informações obtidas pela redação, os passageiros que desembarcariam em Campina Grande e os que embarcariam para Recife fizeram o trajeto por via terrestre, em transporte fretado contratado pela Azul. Havia passageiros que embarcariam para Recife e, de lá, seguiriam para o Rio de Janeiro (Aeroporto do Galeão) e, certamente, devem ter perdido o voo.
O clima entre os passageiros não era nada amistoso, tendo em vista a perda de tempo, o risco da ida até Recife com a forte chuva e o começo de um feriado prolongado.
O aeroporto de Campina Grande conta com aparelhos para auxiliar os pilotos em tempo adverso, mas ainda precisam ser homologados. São o sistema de pouso (português brasileiro) ou aterragem (português europeu) por instrumentos, também conhecido pela sigla ILS (do inglês Instrument Landing System), e o PAPI (Precision Approach Path Indicator, em português Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão).

Avião da Azul não consegue pousar no aeroporto de Campina Grande por conta de tempo fechado
Fábio Cardoso