Voos fretados vão impulsionar aviação regional e baratear passagens

Aviação Cotidiano

Já está em vigor a nova regra para a operação de voos charters (fretados) que, a partir de agora, não precisam mais de autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A medida deve inserir no mercado de aviação comercial cerca de 10 milhões de brasileiros e estimular o crescimento da aviação regional, com a utilização de aeroportos de menor porte em todo o país, impulsionando o turismo interno, porque a concorrência poderá forçar a redução dos preços das passagens.
Para o ministro do Turismo, Marx Beltrão, a medida irá contribuir também para a melhoria da infraestrutura dos aeroportos de pequeno porte, que, a partir de agora, deverão passar a contar com aparelhos de raio-x e bagagens para aumentar a segurança do voo e dos passageiros, o que poderá despertar o interesse das empresas em começarem a operar voos regulares. Na Paraíba três aeroportos estão entre aqueles que fazem parte do projeto de regionalização da malha aérea: Monteiro, Patos e Cajazeiras.
Para Luiz Eduardo Falco, presidente da CVC, maior operadora de voos fretados do Brasil, principalmente nas temporadas de férias escolares e de verão, a partir de agora os operadores poderão negociar com os destinos e os demais setores envolvidos nos voos charters com mais liberdade.
“Por exemplo, um destino que reduzir tarifas e impostos como o do querosene poderá levar vantagem caso deseje receber aviões fretados ao se tornar mais competitivo”, comenta.
O diretor-executivo da ABAV Nacional (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Gervásio Tanabe, ressaltou que o aumento da concorrência poderá ter impacto nos custos para os passageiros.
“A possibilidade de negociação direta entre as agências de viagens e operadoras de turismo com as companhias aéreas e os aeroportos, no que tange a horários e tarifas, abre uma flexibilidade muito importante e amplia a concorrência nas relações comerciais, o que poderá viabilizar redução de custos, inclusive para o passageiro, além de desburocratizar os processos operacionais. Esse é um pleito que a ABAV já vem defendendo há bastante tempo”, afirma.
Características – Em geral, os voos charters ocupam horários ociosos dos aeroportos e são utilizados principalmente para viagens de lazer com duração de uma semana. Por esse motivo, os custos são reduzidos e chegam até a metade do preço de um voo regular das empresas aéreas. Como eles são contratados por operadoras de turismo ou agências de viagem para atender a um destino específico, o passageiro não pode remarcar as datas ou endossar o bilhete em outra companhia.
Redação com Assessoria de Imprensa MTur