Paraibanas seriam favoritas para ganhar The Voice Kids?

Colunistas Fábio Cardoso

O jornalista e produtor cultural paraibano Alysson Bernardo comenta decisão da produção do The Voice Kids Brasil, que voltou atrás a classificou a paraibana Mariah Yohana, após polêmica sobre o empate entre ela e a candidata Talita Cipriano. Para Bernardo, a discussão passa longe da decisão global e vai além de vozes bonitinhas ou de futuros grandes artistas.
A opinião do jornalista é compartilhada por milhares de centenas de brasileiros de todos Brasis. Então, seria a paraibana a grande favorita para conquistar o título de 2018…
Há outros fortes candidatos, inclusive, outra paraibana, a Eduarda Brasil que, na opinião de muita gente, tem condições de levar o título. Então, a Paraíba tem duas grandes favoritas. E ambos têm forte apelo popular, carisma e, claro, grande potencial vocal.
Leia artigo na íntegra:
Li e ouvi isso diversas vezes, nesse domingo, de pessoas que não concordavam com a classificação de Mariah Yohana, para a final do The Voice Kids. Preferia não perder tempo discutindo sobre isso, mas preciso registrar algumas verdades.
A paraibana Mariah tem apenas nove anos de idade. Ela é uma cantora. Uma cantora de nove anos de idade. Ela tem voz de uma criança de nove anos de idade e, com propriedade, faz uso da voz que tem. É uma cantora afinada, com técnica, aplicada e disciplinada. É acompanhada por profissionais, em aulas de canto e de expressão corporal. Para cada apresentação, leva tudo o que aprende.
Apesar de pequena na estatura, quando sobe no palco ela o preenche, vira uma gigante. Sabe se colocar. Coreografa. Sorri. Tem brilho. Tem empatia com quem a assiste. Tudo de maneira natural, como tem que ser. Ah, e sabe o que é mais interessante? É que, além disso tudo, ela é fofa!
Dizer que a menina tem conquistado espaço apenas pela fofura, é desmerecer a cantora que ela é.
Outro equívoco desleal é querer equipará-la à uma adolescente, com voz madura, com projeção vocal muito maior. Comparar as duas candidatas, é meio que esperar que uma criança de nove anos cante com uma voz adulta que não é dela. Isso a torna menos cantora? Em hipótese alguma! Mariah é incrível dentro do que ela pode ser. E ponto.
O programa trabalha com uma faixa etária que reúne perfis que não se podem comparar. Para mim, o #TheVoiceKids não busca duelar vozes para descobrir qual delas é a melhor tecnicamente. Seria leviano demais, pois não existem referenciais que nos levem a fazer isso de maneira justa.
Simplesmente, vence a voz que conquista o público. Logo, o foco não é derrubar o concorrente: é cativar quem está em casa votando. “A voz” no fim das contas, é aquela que encanta quem a ouve. Só sei que técnica, a gente aprimora. Já carisma, é algo nato. De um lado, temos uma voz. Correta. Potente. Profissional. Ok.
Do outro, temos uma artista completa. De apenas nove anos. Ah, e fofa! 🤷🏻‍♂️😊
Identifique sua favorita e faça sua escolha! A minha, já tá feita há tempos.