Cine Fest RN divulga programação e lista de 30 filmes das mostras competitivas

Eventos Culturais

O Cine Fest RN promete colocar o Estado potiguar no mapa dos grandes festivais de cinema do país. O evento – uma realização do Governo do Estado via Secretaria de Estado do Turismo do RN, e da Engady Cine Video, com recursos do Banco Mundial por meio do Governo Cidadão – acontecerá entre os dias 24 e 29 de abril, com exibição de filmes inéditos no circuito potiguar nas salas do Cinemark Natal.
Mostras itinerantes acontecerão nas zonas Sul e Norte da capital, e também na praia de Pipa, com três dias de exibição em cada local. O Festival será composto por Mostra Competitiva de Longas Nacionais, Mostra Competitiva de Curtas Nacionais e Mostra Competitiva de Curtas Potiguares, todas selecionadas por uma curadoria de críticos de cinema de renome nacional convidados pela organização do evento.
Além das mostras de cinema, será promovido o concurso fotográfico com temática sobre o Rio Grande do Norte, um seminário para debater o audiovisual e uma oficina de preparação de atores para o cinema, ministrada pelo renomado ator Anselmo Vasconcellos, da Rede Globo. A oficina e o seminário acontecerão no auditório do IFRN Cidade Alta, ambos com inscrições gratuitas.
Para o coordenador do Cine Fest RN, Edson Soares, o número de filmes e fotografias inscritas foi extremamente satisfatório, sobretudo para uma primeira edição do festival. “Tivemos participações de vários estados do Brasil, até nas fotografias com temática sobre a cultura e o turismo do Rio Grande do Norte, que recebeu imagens dos quatro cantos do Estado potiguar”, comemorou.
“Eventos culturais são importantes ferramentas de marketing e turístico. Um exemplo é Gramado, cujo festival de cinema se tornou marca mundial. E esta é nossa pretensão com o Cine Fest RN”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar. “Um festival de cinema proporciona esse despertar para que novos profissionais se incluam no mercado crescente do audiovisual brasileiro, além da visibilidade turística para a cidade”, comentou o coordenador do Governo Cidadão, Vagner Araújo.
Foram selecionados 30 filmes, entre curtas e longas-metragens, e 10 fotografias, entre 144 inscritas. Confira abaixo a programação completa, os filmes e fotos selecionados e as comissões de curadores em cada segmento.
Ver mais detalhes: http://papocultura.com.br/


Papo Cultura Assessoria de Imprensa