Ministro do Turismo faz balanço do trabalho à frente da Pasta

Brasil

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, em seu último evento à frente da Pasta – participou da abertura do World Travel Market Latin America, em São Paulo, nesta terça-feira (03) – destacou a formalização do setor e a modernização do Cadastur, que passou a ser totalmente eletrônico para os prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório como os guias de turismo, agências de viagem, organizadores de eventos, acampamentos turísticos, hotéis e parques temáticos. A fiscalização batizada de Verão Legal visitará todas as capitais do país até o final deste mês.
Em um evento internacional como o WTM, Beltrão destacou no balanço de seus 18 meses no Ministério o visto eletrônico para turistas americanos, japoneses, canadenses e australianos, que registrou um aumento de 76% no número de pedido de vistos dos países beneficiados. Somente em fevereiro desse ano foram 11,1 mil vistos a mais do que no mesmo período de 2017. “Isso significa US$ 12,7 milhões a mais para a economia do Brasil”, disse Beltrão. O ministro também destacou a atualização do Mapa do Turismo com um crescimento de 51%. “Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões, este ano o mapa registra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas”, explicou.
O ministro também falou da conectividade aérea com a regulamentação dos voos fretados; a aprovação do projeto “céus abertos”, que libera a frequência de voos entre Brasil e Estados; e o envio ao Congresso Nacional do projeto que prevê abertura de 100% do capital das empresas aéreas brasileiras ao investimento estrangeiro, para aumentar a oferta de voos no país.
Redação com assessoria de Imprensa