X Edição do Troféu Gonzagão prestará homenagem à Elba Ramalho

Cotidiano

A Prefeitura Municipal de Campina Grande, o Instituto Intercultural Brasil (INBRA) e o Sebrae Nacional apresentam, no dia 03 de maio de 2018, no Teatro do Centro de Convenções Raymundo Asfora, no Garden Hotel e Resort de Campina Grande, a X Edição do Troféu Gonzagão.
Este ano, o Troféu Gonzagão prestará uma justa e grande homenagem a cantora paraibana Elba Ramalho, uma das mais importantes referências da música brasileira. Conforme a realizadora do evento, a dentista Rilávia Cardoso, “Elba além de ser uma das maiores artistas brasileiras, se destaca como atriz, produtora musical e instr
umentista que teve um papel determinante para que o forró conquistasse os grandes palcos do mundo. Sua trajetória artística marcada pela voz inconfundível e energia radiante projetou o forró nas melhores casas de shows nacionais e internacionais” assegurou a doutora.
Além de Elba, na mesma ocasião também serão homenageados o cantor e compositor Gonzaguinha (In Memoriam) pela genialidade e beleza da sua obra musical; o Trio Nordestino pelos seus 60 anos de sucessos ininterruptos e inesquecíveis; o Trio Mossoró que mantém única formação durante 60 anos de uma bela trajetória e vozes excepcionais; o cantor Flavio José um dos artistas mais autênticos e prestigiados da atualidade. Na mesma oportunidade, Daniel Gonzaga que é filho de Gonzaguinha, Dorgival Dantas, Mestrinho, Bráulio Tavares, entre outros nomes, também serão homenageados.
Considerada como a noite de gala do forró, o evento reúne, anualmente, mais de 800 convidados e mais de 100 artistas nacionais, no mesmo ambiente. O Troféu Gonzagão 2018 representa um marco comemorativo e histórico deste evento que ao longo de 10 anos homenageou artistas como Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Marinês, Sivuca, Nando Cordel, Zé Dantas, Raimundo Fagner, Alcione, Genival Lacerda, Geraldo Azevedo, Quinteto Violado, Falamansa, Carlinhos Brown além de cineastas, escritores, cordelistas e demais ativistas culturais que promovem a divulgação e preservação do forró.
Breve histórico – Há 10 anos, dentro de uma clínica de odontologia em Campina Grande, surgia aquele que seria o maior evento da música nordestina: o Troféu Gonzagão – o “Óscar do Forró”. Idealizado pelos dentistas Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, a primeira edição do evento nasceu com a proposta de reverberar a história construída musicalmente por muitas mãos e vozes, através de importantes referências musicais que se destacam no Nordeste, no Brasil e em muitos outros países.
Com esse intuito, em 2008, foi realizada sua primeira edição homenageando o Rei do Baião Luiz Gonzaga. Para o doutor Ajalmar Maia “o Troféu Gonzagão é a evocação de uma cultura que tem como bandeira o forró e que se constitui, também, como uma forma de exaltar as brilhantes expressões artístico-culturais do nosso país”.
Além da promoção da cultura, a realização do Troféu Gonzagão propicia a divulgação e exposição de grandes marcas gerando negócios entre os próprios empresários, artistas e público em geral, além de possibilitar networking e, o mais importante, a prospecção de novos negócios através de contratação de shows entre empresários musicais, donos de casa de shows e artistas.
Assessoria de Imprensa