João Pessoa sediará 1º Salão Internacional de Economia Criativa

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa e Sebrae estiveram reunidos para planejar o 1º Salão Internacional de Economia Criativa que acontecerá na capital paraibano no período de 19 a 25 de novembro de 2018. O evento tem como objetivo abrir novos mercados para o artesanato, o design, a música e o audiovisual. Também projetar e posicionar a cidade de João Pessoa como polo de escoamento da produção criativa da Paraíba e do Nordeste brasileiro.
Dirigentes da prefeitura e do Sebrae da Paraíba estiveram reunidos para dar início à preparação do evento.
Segundo informações do consultor Eduardo Barroso e Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae, o Festival pretende ainda estimular a cooperação técnica entre as cidades da UCCN em todos os segmentos da Economia Criativa e criar novos laços de cooperação e intercâmbio com cada uma das cidades do artesanato, do design, da música e do audiovisual, gerando maior demanda e consequentemente mais trabalho e renda para os artistas e produtores locais.
A existência de um evento internacional de economia criativa, na cidade qualificada pela UNESCO, foi uma das propostas inseridas no dossiê de candidatura de João Pessoa.
Salão Internacional de Economia Criativa também faz parte das ações de acesso ao mercado, previstas no projeto de economia criativa do Sebrae da Paraíba – 2018/2019, que beneficiará os segmentos de comunicação, design, startups digitais, música, audiovisual e tecnologia da informação e comunicação de nove municípios paraibanos: João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande, Remígio, Matinhas, Patos, Santa Luzia e São Mamede.
O Salão Internacional de Economia Criativa será o maior Salão de Economia Criativa da América Latina, e compreenderá:
– 01 Salão de Artesanato e Arte Popular
– 01 Salão de Design
– 01 Salão da Música
– 01 Salão de Audiovisual
Participarão do Salão Internacional de Economia Criativa a produção de economia criativa da Paraiba selecionada para o evento.
A proposta é convidar as cidades da UCCN do segmentos de cada Salão para participarem como expositoras em João Pessoa, reservando espaço de exposição gratuito, dando prioridade àquelas que dominam técnicas artesanais similares às produzidas no Nordeste do Brasil.
Durante o salão serão realizados workshops, oficinas criativas, visitas técnicas, rodada de negócios.
O evento servirá também para celebrar convênios e acordos de cooperação internacional com instituições de referência na capacitação de mão de obra artesanal.
A ampliação do escopo do Salão para um evento mais amplo sobre Economia Criativa servirá também para convidar as outras cidades brasileiras da rede mundial de cidades criativas da UNESCO.
Redação com assessoria de Imprensa