Observação pública dos astros continua em abril e maio na Estação Cabo Branco

Cotidiano

A lua, que será cheia no dia 29 de abril (domingo), poderá ser vista pelas lunetas e telescópios do laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A observação acontecerá no jardim da casa, das 18h às 19h, com entrada gratuita ao público de todas as idades.
A atividade é conduzida pelo professor de Astronomia Educativa, Marcos Jerônimo Roque Barreto. Ele alerta aos visitantes que a observação com telescópio estará condicionada ao estado climático do dia da visualização, ou seja, em dia com muitas nuvens no céu a observação fica comprometida.
Júpiter e a lua – Em maio estarão visíveis no céu de João Pessoa o planeta, a lua e o planeta Júpiter nos dias 20 e 27 de maio. O planeta é o maior do sistema solar tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso, junto com Saturno, Urano e Netuno. Estes quatro planetas são por vezes chamados de planetas jupiterianos ou planetas jovianos, e são os quatro gigantes gasosos, isto é, que não são compostos primariamente de matéria sólida.
De acordo com a revista Galileu, Júpiter é composto principalmente de Hidrogênio, sendo um quarto de sua massa composta de Hélio, embora o Hélio corresponda a apenas um décimo do número total de moléculas. O planeta também pode possuir um núcleo rochoso composto por elementos mais pesados, embora, como os outros planetas gigantes, não possua uma superfície sólida bem definida.
Projeto Venha Ver o Céu – As observações astronômicas são atividades realizadas pelo Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco há mais de cinco anos. O projeto Venha ver o Céu, que antes se chamava ‘Venha Ver a Lua’, passou por modificações e hoje se chama ‘Venha ver o Céu’, uma vez que foi detectado que as lunetas e telescópio do laboratório conseguiria observar também outros astros e planetas. O projeto surgiu com o objetivo de divulgar e popularizar a Ciência, sobretudo, a Astronomia Escolar.
Secom João Pessoa