Desfrute de sol e mar na Ilha de Porto Santo

Mundo

Com uma extensa praia de 9 quilômetros de areias douradas e águas com diferentes tons de azul, Porto Santo é um verdadeiro refúgio para os viajantes que querem tranquilidade e uma bela vista do Atlântico. Sua importância vai além das paisagens impressionantes, pois foi aqui onde chegaram os portugueses que descobriram o arquipélago, no século 15, após uma tempestade alterar a rota dos navios. Se está em busca de aventura, muita história e muito descanso em luxuosos spas, prepare suas malas e embarque para este pequeno paraíso português.

O destino está a apenas duas horas de voo de Lisboa e a 15 minutos de Funchal, a capital da Ilha da Madeira. Partindo de lá, também é comum utilizar os ferryboats, que saem pela manhã e retornam no fim da tarde. Ambos os transportes desembarcam na sua única e simpática cidade de Vila Baleira.

Uma das principais atrações locais é a Casa-museu Cristóvão Colombo, que recria o ambiente primitivo onde o famoso descobridor da América viveu. Além de retratos do célebre português, mapas com as diferentes rotas por ele percorridas também estão em exposição.

Aproveite as variadas opções de restaurantes, que têm porções de mariscos e pratos com frutos do mar e peixes frescos, além de mesas postas sobre a areia da praia. Após experimentar pratos deliciosos, curta um pôr do sol sem igual saboreando uma “lambeca”, sorvete artesanal típico.

Entre as atividades aquáticas, os visitantes podem explorar o fundo do Atlântico e mergulhar para conferir um incrível cargueiro submerso, localizado a 34 metros abaixo da superfície. O passeio é oferecido por empresas especializadas, como a Porto Santo Sub. Caso prefira algo em terra, um passeio de bicicleta ou uma aventura em um jipe podem ser ótimas pedidas. Visite também o Pico do Castelo e presencie uma vista de tirar o fôlego.

As águas de Porto Santo são usadas em comprovados tratamentos terapêuticos, graças às quantidades elevadas de estrôncio, crômio e iodo, elementos benéficos para a saúde. Para relaxar após a intensa programação da viagem, o Thalasso Spa, localizado no Vila Baleira Resort, utiliza não só as águas, mas também areia e argila da ilha em tratamentos ortopédicos e reumáticos, tornando-se uma excelente opção para quem deseja renovar as energias.

Não deixe de conhecer o Pico de Ana Ferreira e o mirante da Pedreira, do qual se avista o Ilhéu de Fora e os picos do Facho e do Castelo. A pedreira é uma atração à parte. Composta por colunas prismáticas de formatos irregulares, é popularmente conhecida como “Piano”.

Para os amantes do golfe, também é possível praticar em um fabuloso campo com 18 buracos, desenvolvido pelo golfista espanhol Severiano Ballasteros e que foi considerado o segundo melhor campo de golfe de Portugal pela revista Golf Digest. 

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.
AFT Comunicação Integrada