São João de João Pessoa terá 10 polos e 83 atrações em 15 dias

Destaque Eventos Culturais

Com o tema ‘São João do Jeito da Gente’ e homenageando Marinês, a programação oficial do São João da Capital paraibana foi lançada pelo prefeito Luciano Cartaxo na manhã desta sexta-feira (11), no Centro Cultural Pavilhão do Chá. Tendo como atrações principais, a cantora Walkyria Santos e a banda Cavalo de Pau, que se apresentam no Ponto de Cem Réis, a festa que celebra as tradições da cultura popular nordestina compreende 10 polos, 83 atrações, e será marcada por shows, prévias nos bairros, Festival de Quadrilhas Juninas e o AnimaCentro, voltado para o forró, com atrações no Sabadinho Bom e no Centro Cultural Pavilhão do Chá.
“A gente sabe da força cultural que o São João tem não só em João Pessoa, mas todo o Nordeste e estamos felizes por trazer uma programação voltada para a cultura popular. João Pessoa foi reconhecida pela Unesco como uma Cidade Criativa na área do artesanato e da cultura popular, então nada melhor que ter uma vasta programação ocorrendo até o São João com nosso compromisso de descentralizar a política cultural, chegando a diversos bairros e ao Centro Histórico, com nossa ideia de contemplar nossas tradições, nossas raízes e fortalecer o que a gente tem de melhor”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
A Cidade Criativa da Unesco preparou uma programação que abrange diversas áreas da cidade com atrações que reforçam os valores da cultura nordestina e do forró. Serão 15 dias de festa, a partir deste sábado e até o dia 30 de junho. No Ponto de Cem Reis, espaço dedicado aos grandes shows, se apresentam no dia 23, Filhos do Forró, Ranniery Gomes e Walkyria Santos, a partir das 19h30. No dia 24, será a vez de Jairo Madruga, Forró Caçuá e Forró Cavalo de Pau.
Dentre as novidades deste ano estão as prévias juninas, que têm início neste sábado no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, às 18h, com apresentações de seis quadrilhas e show de ‘Amigos do Forró’. No sábado (19), as prévias acontecem na Praça da Esplanada do Novo Parque da Lagoa, com as apresentações de quadrilhas e show de ‘Os Gonzagas’. No sábado seguinte, dia 26 de maio, o Centro de Artes e Esportes Adeilton Pereira Dias será o palco das prévias juninas, com quadrilhas e show de ‘Os Fulanos’. A última prévia acontece no dia 03 de junho, no Ginásio do Guarany (Giseldão), no Baixo Róger, com quadrilhas e show de ‘Os Três do Xamego’.
A programação musical do AnimaCentro será toda voltada para o período junino, com cinco shows no Sabadinho Bom (com trios de forró pé de serra) e três no Pólvora Cultural, no Centro Cultural Casa da Pólvora, com apresentações de Gitana Pimentel, Renata Arruda e Sandra Belê que vão homenagear grandes nomes da música nordestina (Antônio Barros e Cecéu, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Marinês e Elba Ramalho).
O forró também estará na Feirinha de Tambaú nos cinco sábados de junho, com shows de Forró Encabulado, Ivan Martins, Raízes do nordeste, Raízes do Forró e Forrozão Bom que Só; na Estação Ciência com quadrilhas juninhas, trios de forró pé de serra e grupos de cultura popular; e no Ginásio Hermes Taurino, em Mangabeira.
Festival – Nos dias 13, 14 e 15 de junho, o Ponto de Cem Réis recebe o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas com 26 quadrilhas disputando o título deste ano.

Secom João Pessoa