Empresário critica política de turismo da Paraíba

Cotidiano Destaque

O ex-deputado e atual empresário do setor hoteleiro na Paraíba e Rio Grande do Norte, Chico Evangelista, fez um desabafo nesta quarta-feira (16) na sua conta do Facebook sobre a política de turismo desenvolvida pelos governos do RN e da PB. Num contraste, Evangelista atentou para o apoio que as autoridades do RN dão às ações de marketing na América do Sul, como na Argentina, Chile e Uruguai, em função do crescimento do número de turistas desses países nos últimos meses – quase 70%, segundo afirmou.
Evangelista citou ainda, que um representante do RN teria comentado com ele sobre uma certa insatisfação dos turistas argentinos que visitam João Pessoa por conta, principalmente, da falta de cuidado comalguns pontos turísticos, como a barreira do Cabo Branco e até a calçadinha d orla marítima que, em um trecho, está destruída por conta do avanço do mar.
“Eles fizeram críticas quando estiveram aqui em JP por falta de interesse do setor, mas continuam vendendo voos, porém os passageiros estão indo para Pipa, Natal e Porto de Galinhas”, afirmou o empresário.
No post, Evangelista afirmou ainda, que, “nosso turismo aqui na Paraíba, disse e repito, não oferece apoio àqueles que aqui investem. Como investidor, somente votarei em um candidato a Governador que assuma de verdade apoio ao turismo”. O empresário postou algumas fotos que mostram a degradação dos pontos turísticos citados no seu comentário.
NOTA DA REDAÇÃO
O empresário tem certa razão quando afirma que alguns trechos da orla de João Pessoa está deteriorada – as fotos não os deixa mentir. No entanto, em relação à barreira do Cabo Branco está sendo realizado um trabalho de saneamento para reduzir o volume de águas da chuva e o consequente impacto no local. É um projeto tímido para um grande problema criado pelo curso da natureza.
Sobre as ações realizadas nos países do Mercosul, e penso que Evangelista tem conhecimento disso, a PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) tem promovido uma série de capacitações há quase oito anos, desde que o atual governador, Ricardo Coutinho, tomou posse, na Argentina, Uruguai e Chile, assim como em Portugal e Espanha.
É um trabalho que também resultou no esforço do Governo do Estado na negociação com a Gol Linhas Aéreas para concretizar a operação de um voo direto entre Buenos Aires e João Pessoa, consolidado em julho do ano passado. Esse voo semanal foi o primeiro internacional efetivamente na Paraíba e que resultou em um crescimento superior a 300% do número de turistas argentinos na capital paraibana, hospedados na rede hoteleira, e não apenas de passagem seguindo para Pipa ou Porto de Galinhas, como o empresário afirmou.

 
Fábio Cardoso