Itaipu e Infraero firmam parceria para promover melhorias que vão duplicar capacidade de voos em Foz

Brasil Destaque

A Itaipu Binacional e a Infraero assinaram, em Foz do Iguaçu, um protocolo de intenções para promover melhorias do Aeroporto Internacional Cataratas. O protocolo prevê o investimento de R$ 80 milhões em projetos que incluem a ampliação em 1.000 metros da pista de pouso e decolagem e a duplicação da via de acesso ao terminal.
Participaram da solenidade o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro; a governadora do Paraná, Cida Borguetti; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Marcos Stamm; o presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira; deputados federais paranaenses e outras autoridades.
A via de 800 metros entre a rotatória da Avenida das Cataratas (BR-469) e o aeroporto será duplicada. Serão alargadas as vias para os dois lados, criadas alças de retornos e acostamentos, implantada uma ciclovia, passarelas de pedestres e abrigos de ônibus.
Segundo o ministro Valter Casimiro, os investimentos em obras de infraestrutura em Foz do Iguaçu devem chegar a um valor total próximo de R$ 500 milhões. Na mesma solenidade de assinatura do protocolo de intenções entre Itaipu e Infraero, foi assinada também a ordem de serviço para ampliação do Aeroporto Internacional Cataratas.
O terminal será ampliado em 40%, aumentando dos atuais 10 mil m² de área para 14 mil m², o que permitirá o atendimento de 4 milhões de passageiros por ano. O projeto prevê a implantação de quatro pontes de embarque (fingers), a criação de mais duas posições de aeronaves no pátio, além de outras comodidades na área interna do terminal, com espaço para novas lojas e ampliação da área de convivência.

Assessoria de Imprensa