Abav e Braztoa se mostram apreensivas e relatam queda no movimento para julho

Brasil

As Associações Brasileiras de Agências de Viagens (ABAV) e das Operadoras de Turismo (Braztoa) distribuíram nota à imprensa sobre os impactos da crise do abastecimento no setor de viagens. Até o momento, segundo as entidades, não há registro de cancelamentos de voos, mas reconhecem que o movimento nas agências teve impacto negativo, com queda na procura de pacotes para o mês de julho que, tradicionalmente, é bastante procurado pelos clientes.
Ainda de acordo com a nota, as duas entidades demonstram preocupação em relação ao prolongamento do movimento, que continua resistente em alguns pontos do país e esperam que a normalidade seja estabelecida o mais rápido possível para evitar prejuízos maiores.
Abaixo a nota na íntegra: 
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) estão acompanhando de perto a movimentação das suas empresas associadas em todo o Brasil, assim como empenhando esforços junto aos parceiros comerciais, especialmente companhias aéreas, hotéis e locadoras de automóveis – que são os fornecedores mais diretamente envolvidos nos pacotes de viagem – para que facilitem o remanejamento das reservas pagas e não utilizadas.
O mercado tem sido muito parceiro nesse sentido, não apenas acatando as remarcações sem aplicação de multas e penalidades, como também nos mantendo informados sobre o status das operações em suas localidades para que possamos orientar nossos clientes da melhor forma possível. Até o momento não tivemos reporte de casos não solucionados, seja com um pedido de cancelamento ou reacomodação.
Para além dos transtornos já ocasionados, segue a apreensão pela demora na suspensão da paralisação e seus efeitos cumulativos, e se não tivermos uma solução a curto prazo, todos arcaremos com prejuízos. Algumas agências de viagens associadas já nos reportaram impacto no movimento de vendas por conta da crise de abastecimento provocada pela greve dos caminhoneiros. A procura que vinha crescente para a temporada de julho, por exemplo, se encontra estagnada.
A expectativa agora é pela movimentação dos aeroportos no feriado de Corpus Christi. Até o momento não recebemos informações sobre cancelamento de voos, mas seguimos monitorando e contando com o apoio das companhias aéreas e hotéis nas remarcações necessárias, e principalmente com ações imediatas do governo para que os efeitos não sejam devastadores, não apenas para o turismo brasileiro, como para a economia nacional.
Redação