Arraiá de Cumpade tem show apoteótico de Flor de Mandacaru

Destaque Elizabeth Espinola

O primeiro sábado de shows no Arraiá do Cumpade, na Fazenda Olho D’Água, no distrito de Galante, na Paraíba, foi apoteótico. Apesar da crise com quase duas semanas de paralisação dos caminhoneiros, que colocou o País de cabeça para baixo, a casa estava cheia e com as pessoas aproveitando ao máximo as atrações.
O próprio anfitrião começou a dar o tom da festa, cantando inicialmente a música que para muitos deveria ser o hino da Paraíba. Cumpade João fez um passeio pelas músicas regionais nordestinas e aproveitou a presença de muitos pernambucanos para cantar algumas das canções mais emblemáticas daquele Estado, colocando a todos para dançar. Aliás, tinha grupos do Rio de Janeiro, turistas do Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Norte, entre outros.
Um momento foi especial, foi quando Cumpade João voltou a declarar amor ao Nordeste e, sobretudo, às tradições do forró de raiz, aquele pé de serra mesmo. “Aqui, enquanto eu for vivo, não entra forró de plástico”, afirmou ele, para o delírio das pessoas.
Após mais de uma hora de show e as pessoas querendo mais, foi a vez da atração do dia subir ao palco, o Flor de Mandacaru. Mais uma vez, Cumpade João pediu a palavra e, pessoalmente, convidou o trio de Caruaru para se apresentar. Não antes dele declarar admiração ao grupo pernambucano, o qual já conhecia de longas datas e que começou a ter maior notoriedade ao participar de um programa da Rede Globo. “Já fazia sucesso bem antes disso”, disse Cumpade.
E o show começou a todo vapor, com o Flor de Mandacaru colocando todo mundo para dançar. Teve até uma quadrilha improvisada, o que mostra que realmente a Casa de Cumpade é uma casa de família.
O trio também fez questão de fazer um reverência ao amigo de nordestinidade. Segundo eles, a batalha do Cumpade, de fugir ao disco de plástico, deveria ser um lema de todos os nordestinos e brasileiros para a preservação da música regional.
Estrutura
A Casa de Cumpade tem uma série de novidades para os forrozeiros nesta edição. Está mais ampla, com a construção de novos espaços, e está com a área com maior cobertura para proteger as pessoas do sol e da chuva. O palco principal agora está maior, o que permite uma melhor desenvoltura dos artistas.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=5mNQIrHeqr8[/embedyt] Programação:
09/06 – Eliane
16/06 – Sirano & Sirino
17/06 – Santanna, O Cantador
23/06 – Ton Oliveira
30/06 – Alceu Valença