BIM para projetos, orçamento e planejamento agora é obrigatório

Cotidiano

Em maio último, durante a realização do 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção Civil, em Florianópolis foi assinado decreto presidencial instituindo a Estratégia Nacional para a Disseminação do Building Information Modeling (BIM) – uma política nacional que visa induzir a democratização do uso desse conjunto de processos construtivos em todas as obras e projetos realizados pelas diversas esferas do governo federal; visando melhor desempenho na execução das obras.
Nesta quinta-feira (07), a partir das 18h30, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP) vai realizar, em parceria com o Inbec/João Pessoa, uma palestra gratuita, com o objetivo de apresentar os conceitos, aspectos, oportunidades, barreiras e fluxo de trabalho na Plataforma BIM. Para participar, além de fazer a inscrição, o interessado deve levar um quilo de alimento não perecível que será doado à Casa da Criança portadora de Câncer.
O decreto estabelece metas de redução dos custos da construção em 9,7% e de aumento da produtividade em 10% caso a adoção dos processos BIM pelas empresas se multiplique por dez, num prazo de 10 anos. Alcançadas, essas metas poderão render acréscimo projetado de 28,9% no PIB da indústria da construção
A palestrante será Sandra Albino Ribeiro, profissional que tem oito anos de experiência em desenvolvimento de Projetos BIM, é pesquisadora e docente, diretora da empresa Espaço Quatre, professora do Centro Universitário (UNIRN) e do Departamento de Arquitetura da UFRN, bom como docente de Pós-Graduação do INBEC.
Na oportunidade, ela também vai falar das principais ferramentas e aplicações práticas (Projeto de Arquitetura, de Instalações, de Incêndio, Extração de Quantitativos, 4D, Compatibilização entre outros) para arquitetos, engenheiros e tecnólogos.

Triade Arquitetura é pioneira na Paraíba

Na Paraíba, a empresa Triade Arquitetura e Engenharia é pioneira na utilização do BIM na concepção dos projetos, obtendo mais rapidez e economia aos clientes, seja particulares ou de empresas.

Redação com Assessoria de Imprensa