Paraíba aumenta em 80% número de empreendimentos registrados no Cadastur

Destaque Paraíba

A Paraíba teve aumento de 80% no número de estabelecimentos registrados no Cadastur, do Ministério do Turismo. O percentual deixou o estado em quinto lugar nacional entre os que tiveram maior índice de registros na ferramenta do governo federal. No país, o crescimento foi de 54% desde o início da “Operação Verão Legal”, que visitou estabelecimentos de 24 capitais brasileiras até maio deste ano.
Além da Paraíba, os estados com maior índice de regularização no Cadastur foram Paraná (88%), Piauí (87%), Maranhão e Mato Grosso do Sul (83%).
“Os altos índices de regularização confirmam que o trabalho em parceria entre governo federal e governos estaduais é altamente benéfico para o setor e gera resultados positivos para todos aqueles que trabalham com a atividade turística”, afirmou a coordenadora-geral de cadastramento e fiscalização de prestadores de serviços turísticos, Tamara Galvão.
A iniciativa também impactou no número total de cadastros incluindo outros segmentos. Atualmente, o Cadastur conta com 70.760 registros, que representa um aumento de 22% em comparação ao início da operação. Pela Lei do Turismo, sete atividades turísticas são de cadastro obrigatório: guias de turismo, agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, empresas organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e parques temáticos.
“O crescimento expressivo de pessoas físicas e jurídicas credenciadas reforça que a ação inovadora do Ministério do Turismo encontrou respaldo em todo o setor, que entendeu a importância de estar regularizado junto ao órgão máximo do turismo. Sempre tratamos a operação como uma ação acima de tudo de sensibilização sobre a importância da formalização para o desenvolvimento do setor”, explicou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
Redação com Assessoria de Imprensa