13º Festival das Cataratas começa nesta quarta-feira

Brasil

Mais de oito mil pessoas devem participar do 13o Festival das Cataratas. O evento, considerado um dos maiores do turismo latino-americano, começa nesta quarta-feira (20), em Foz do Iguaçu (PR), com uma abertura restrita a convidados e patrocinadores, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, às 19 horas. Na quinta (21) e sexta-feira (22), a programação continua no Rafain Palace Hotel.A Paraíba está participando com o diretor de Marketing da PBTur – Empresa Paraibana de Turismo.
Entre as autoridades confirmadas para a solenidade estão o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz; a presidente da Embratur, Teté Bezerra; a governadora do Paraná, Cida Borghetti; o diretor-geral da Itaipu Binacional, Marcos Vitório Stamm; o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio; o presidente da FECOMÉRCIO/PR, Darci Piana; o presidente da FENACTUR, Michel Tuma Ness; e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.
Uma das novidades desta edição é a ampliação da Feira de Turismo e Negócios, que ganhou mais 1.500 metros quadrados para os expositores de produtos e serviços turísticos (e de áreas correlatas) do Brasil, outros países da América do Sul e até asiáticos e africanos, como é o caso do 1º Salão de Turismo do Oriente Médio.
A integração entre a academia e o mercado é outro diferencial do Festival, que por meio do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu – principal evento técnico-científico do setor no Brasil – deve reunir mais de mil estudantes, professores e pesquisadores. Para este ano, o Fórum contabilizou um número recorde de trabalhos submetidos: 309, entre artigos científicos e resumos expandidos.
O Festival ainda conta com diversos eventos complementares, como Salão MICE Cataratas, Salão do Vinho Argentino, Salão de Turismo Termal & SPA, Salão Adventure Cataratas, Salão E-Marketing Cataratas, Salão de Turismo de Compras, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Arena Gastronômica, Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, Hackatour Cataratas, Expo Hotel Cataratas e 1ª Mostra de Municípios Turísticos – Paraná Turismo.
As inscrições para o Festival podem ser realizadas por meio do link http://festivaldeturismodascataratas.com/inscricoes/. Lembrando que estudantes, mediante a apresentação de comprovante de matrícula do ano corrente e/ou comprovante de docência, têm desconto na inscrição, que dá acesso à Feira de Turismo e Negócios a partir das 18h dos dias 21 e 22, além das atividades do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu e palestras técnicas, Na sexta-feira (22), a partir das 16h, o acesso ao evento é gratuito para a comunidade.
Tecnologia
Um espaço da Feira de Turismo e Negócios estará dedicado para as equipes selecionadas durante o Hackatour Cataratas – uma maratona de programação voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para o turismo – venderem as suas soluções que começaram a ser idealizadas em maio, durante a primeira etapa realizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
Na ocasião, designers, desenvolvedores, empreendedores e curiosos de outras áreas de atuação tiveram pouco mais de 30 horas de trabalho ininterrupto para apresentar as suas ideias. Os protótipos foram aprovados por uma banca composta por especialistas do turismo e da tecnologia, que levou em consideração critérios como utilidade, criatividade, experiência do usuário, alcance da solução e qualidade do código. De lá para cá, as equipes classificadas passaram por um processo de aceleração dos negócios, que incluiu mentoria e capacitações.
O Hackatour Cataratas 2018 é patrocinado pela Itaipu Binacional e realizado em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, Iguassu Startups e Startup PR e Sebrae. Os parceiros estratégicos são Hotel Bella Itália e Google Developer Groups Foz do Iguaçu – GDG.
Assessoria de Imprensa