13º Festival das Cataratas supera edições anteriores e registra 8430 participantes

Destaque Paraíba

Em clima de Copa do Mundo, o Festival das Cataratas mais uma vez superou as expectativas de seus organizadores e fechou a sua 13ª edição com bons resultados. Entre 20 e 22 de junho, 8430 pessoas circularam pelos eventos paralelos e complementares do Festival, movimentando a economia local e gerando bons negócios. Muitos desses participantes estiveram nas 52 caravanas do evento, sendo 45 nacionais e 7 internacionais.
A Paraíba participou do evento, ocupando uma mesa no estande do Ministério do Turismo. O diretor de Marketing da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Luciano Lapa, afirmou que o movimento foi intenso durante todos os dias do evento, com muitos agentes de viagens buscando informações sobre roteiros pela Paraíba.
De acordo com Lapa, a Paraíba está deixando de ser desconhecida no mercado da América do Sul, em especial, após o incremento do voo direto entre Buenos Aires (Argentina) e João Pessoa, operador pela Gol Linhas Aéreas desde julho do ano passado. Lapa destacou ainda as ações de capacitações e marketing que estão sendo feitas junto ao mercado sul-americano, como Argentina, Chile e Uruguai, buscando ampliar a participação da Paraíba no Mercosul.

Na Feira de Turismo e Negócios, em 231 estandes montados no Rafain Palace Hotel & Convention, 1092 marcas foram expostas, mostrando o que há de melhor em produtos e serviços turísticos (ou áreas correlatas) da América do Sul, África e Ásia. Para dar visibilidade para tudo isso, 218 jornalistas da imprensa especializada em turismo estiveram no evento, provenientes de todo o Brasil, além de Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Líbano, Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Nepal.
Antes mesmo da abertura oficial, dois eventos importantes movimentaram a programação paralela do Festival desse ano: o Experiência Braztoa 2018, focado na geração de negócios e na apresentação de atrativos, experiências e palestras de diversos destinos de um jeito lúdico, inovador e interativo; e o lançamento do Prodetur+Turismo Itinerante, que inclusive citado, na abertura, pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, como alternativa para o desenvolvimento turístico nacional.
A solenidade de abertura também ficou marcada pela assinatura de um decreto constituindo um Grupo de Trabalho para realizar estudos e formular proposta de criação do Fundo Paranaense de Turismo, em ação liderada pela governadora do Paraná, Cida Borghetti, ao lado de outras autoridades. O Festival ainda teve a honra de receber a primeira exibição externa do novo filme institucional da Itaipu Binacional: “Energia de Dois Povos”, que foi totalmente ao encontro do que destacou o diretor-geral brasileiro da binacional, Marcos Stamm: “Além de ser a maior geradora de energia limpa do mundo, Itaipu é um símbolo para brasileiros e paraguaios”.
Um recorde desta edição foi o número de trabalhos apresentados no 12º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu: 228. Mais de 1,2 mil estudantes e professores de todo o Brasil, e de outros países, participaram do “principal evento do turismo científico das Américas”, como o próprio coordenador do Festival, Paulo Angeli, classificou. Na manhã de sexta-feira (22), enquanto Brasil e Costa Rica duelavam pela Copa do Mundo na Rússia, as apresentações ocorriam no Campus da Unioeste em Foz do Iguaçu.
Redação com assessoria de imprensa