Embratur lança campanha publicitária na Rússia

Brasil

A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, lançou nesta segunda-feira (25), em Moscou, a campanha publicitária Happy By Nature (Felizes Por Natureza). A entrevista coletiva de lançamento da ação teve a participação de mais de 50 jornalistas da grande mídia nacional e internacional e contou com a presença do ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, e do embaixador do Brasil na Rússia, Antônio Luís Espínola Salgado.

As peças publicitárias da campanha estão expostas desde o dia 16 de junho. São 100 painéis espalhados por Moscou convidando os potenciais turistas a visitarem o Brasil. O material traz imagens de destinos e do estilo de vida do povo brasileiro e sua interação com pontos turísticos emblemáticos do Brasil. Um painel também será instalado na área de desembarque internacional do aeroporto da capital russa por um período de dois meses. Além dos painéis, a campanha da Embratur apresenta um vídeo-manifesto e um filme publicitário.

De acordo com a presidente da Embratur, a campanha irá impactar 5,2 milhões de pessoas em solo russo e mais de 119 milhões impactados no meio digital. “Essa ação é um manifesto da nossa felicidade, de como somos múltiplos, diversos e autênticos. Além disso, nosso povo é reconhecido por sua hospitalidade e esse é o espírito que ressaltamos nessa campanha para os turistas de todo o mundo”, declarou a presidente da Embratur, Teté Bezerra.

A escolha do tema central da campanha se deu pelo grande apelo que o povo brasileiro tem no mundo. Em pesquisa após as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, 98% dos estrangeiros que visitaram o país durante os jogos elencaram a hospitalidade dos brasileiros como o diferencial.

“Não há outra forma de conectar as pessoas que não pelo turismo. Temos grandes oportunidades para aumentar a relação entre brasileiros e russos, através do turismo entre os nossos países. Temos muito trabalho a fazer, os desafios são aumentar as conexões e também a promoção dos destinos em ambos os lados”, declarou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Desde o início da Copa, está em circulação o ônibus do Brasil por Moscou. O veículo de turismo envelopado com imagens do Brasil conforme o conteúdo da campanha da Embratur circulará pela cidade no período de um mês. Nesta terça-feira (26), o cantor Diogo Nogueira fará três apresentações (pocket shows) em alguns dos principais pontos turísticos da capital russa. O músico, que deu uma palinha durante a coletiva, apresentará ao povo local e a turistas de outros países presentes à cidade o conceito de “brasilidade” com um dos ritmos icônicos do país – o samba.

A grande presença de turistas brasileiros na Rússia pode ajudar na atração de mais estrangeiros para o Brasil com a interação com os russos e demais turistas internacionais. Com exceção dos russos, o Brasil tem a segunda maior torcida na Copa, com 73 mil ingressos comprados, atrás apenas dos Estados Unidos, que nem se classificou para o torneio.

O mercado russo é considerado estratégico para o turismo no Brasil. Teté Bezerra lembra que o Instituto abriu, em setembro de 2017, um EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) no país e utiliza essa base para promover reuniões e encontros com empresários e operadores para a abertura deste mercado. Mais de 23 milhões de turistas russos viajaram para exterior em 2017 gastando cerca de US$ 26 bilhões.

Teté Bezerra explica que, além do mercado russo, o objetivo é convencer turistas de outros países presentes ao evento esportivo para passar as próximas férias no Brasil. “A Copa é um encontro mundial e a campanha pode tocar turistas de todo o mundo e atrair mais estrangeiros ao país”, disse.

Na quarta-feira (27), a Embratur realiza ação com influenciadores digitais estrangeiros que viverão “um dia de brasileiro” em Moscou. A ativação das redes sociais (Facebook e Twitter) será potencializada como instrumento de divulgação de toda a campanha com a “Ação das Hashtags”: #FelizesPorNatureza; #HappyByNature; #VisitBrasil; #CheerWithBrazil; #AlientaJuntoABrasil.

A página da campanha traz todo o conteúdo em inglês, espanhol e português. O endereço eletrônico é:happybynature.visitbrasil.com.

Assessoria de Imprensa Embratur – Fotos: Roberto Castro