Costa do Conde quer ser Pólo de referência da gastronomia paraibana

Cotidiano Destaque

A 5ª edição do projeto Sabores & Saberes da Costa do Conde será lançada na próxima terça-feira (03) no Sítio dos Santos, no Conde, às 15h. O evento, que reúne empresários do setor de alimentação, deve atrair cerca de 10 mil pessoas entre os dias  4 a 15 de julho. O público alvo são os empresários da rede de alimentação fora do lar, turistas, estudantes de Gastronomia, chefs de cozinha, cozinheiros, donas de casa, entre outros.

De acordo com os organizadores, o projeto tem como objetivo apresentar ao mercado a gastronomia produzida na Costa do Conde como forte fomentador do turismo e caracterizando-a como um produto turístico. Também pretende aperfeiçoar e promover a gastronomia regional, valorizar e divulgar a cultural local, e consolidar o município como um Pólo de referência da gastronomia paraibana.

O tema desta edição será o ‘inhame’, cuja cultura e produção estão ligadas à agricultura familiar, tendo o seu consumo no Brasil relacionado à cultura e a tradição do Nordeste. De origem africana, o inhame também denominado cará-da-Costa ou inhame da Costa, e, ao longo dos séculos, tem constado no cardápio de diversas civilizações, como na Índia e antigo Egito, no qual era alimento de faraós.

O Sabores & Saberes também terá uma programação de shows e apresentação cultural e feira de artesanato. A Feira de Artesanato e Cultura Alimentar será realizada no dia 6 de julho (sexta-feira) a partir das 15h às 21h. Às 16h30 haverá uma  apresentação de Los Iranzi, um família circense. Às 20h, sobe ao palco a Banda Reggaear, e Val Donato encerra a programação cultural às 22h com um tributo a Bob Marley.

O Festival Gastronômico será realizado nos dias 4 e 15 de julho, com a participação de restaurantes locais, que estarão devidamente sinalizados, e com pratos promocionais. O evento é promovido pela Associação Comercial e Industrial do Conde/ACIC, Sebrae e Prefeitura do Conde e  tem a parceria da PBTUR, Sindicato dos Guias da Paraíba, Federação do Comércio (Fecomércio-PB) e Associação dos Hotéis seccional Paraíba. Estão participando 14 restaurantes instalados no Conde: A Creperia, Beach Hotel, Brasilândia, Carpe Diem, Dois Sabores, Matsuri, O Púkaro, Parada Jacumã, Sítio dos Santos, Sorveteria Sonho Gelado, Tapioca com Café, Tropicália Café Bistrô, Tropicália Coqueirinho, Turek.

Secom Paraíba