Costa do Conde quer ser Pólo de referência da gastronomia paraibana

Cotidiano Destaque

A 5ª edição do projeto Sabores & Saberes da Costa do Conde será lançada na próxima terça-feira (03) no Sítio dos Santos, no Conde, às 15h. O evento, que reúne empresários do setor de alimentação, deve atrair cerca de 10 mil pessoas entre os dias  4 a 15 de julho. O público alvo são os empresários da rede de alimentação fora do lar, turistas, estudantes de Gastronomia, chefs de cozinha, cozinheiros, donas de casa, entre outros.

De acordo com os organizadores, o projeto tem como objetivo apresentar ao mercado a gastronomia produzida na Costa do Conde como forte fomentador do turismo e caracterizando-a como um produto turístico. Também pretende aperfeiçoar e promover a gastronomia regional, valorizar e divulgar a cultural local, e consolidar o município como um Pólo de referência da gastronomia paraibana.

O tema desta edição será o ‘inhame’, cuja cultura e produção estão ligadas à agricultura familiar, tendo o seu consumo no Brasil relacionado à cultura e a tradição do Nordeste. De origem africana, o inhame também denominado cará-da-Costa ou inhame da Costa, e, ao longo dos séculos, tem constado no cardápio de diversas civilizações, como na Índia e antigo Egito, no qual era alimento de faraós.

O Sabores & Saberes também terá uma programação de shows e apresentação cultural e feira de artesanato. A Feira de Artesanato e Cultura Alimentar será realizada no dia 6 de julho (sexta-feira) a partir das 15h às 21h. Às 16h30 haverá uma  apresentação de Los Iranzi, um família circense. Às 20h, sobe ao palco a Banda Reggaear, e Val Donato encerra a programação cultural às 22h com um tributo a Bob Marley.

O Festival Gastronômico será realizado nos dias 4 e 15 de julho, com a participação de restaurantes locais, que estarão devidamente sinalizados, e com pratos promocionais. O evento é promovido pela Associação Comercial e Industrial do Conde/ACIC, Sebrae e Prefeitura do Conde e  tem a parceria da PBTUR, Sindicato dos Guias da Paraíba, Federação do Comércio (Fecomércio-PB) e Associação dos Hotéis seccional Paraíba. Estão participando 14 restaurantes instalados no Conde: A Creperia, Beach Hotel, Brasilândia, Carpe Diem, Dois Sabores, Matsuri, O Púkaro, Parada Jacumã, Sítio dos Santos, Sorveteria Sonho Gelado, Tapioca com Café, Tropicália Café Bistrô, Tropicália Coqueirinho, Turek.

Secom Paraíba

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!