Meteoro bola de fogo risca os céus do Rio Grande do Norte e Ceará

Brasil

Na noite desse sábado (07), por volta das 23h35 pelo horário local (01:35 UTC), um meteoro super brilhante (tipo bola de fogo) riscou os céus do Rio Grande do Norte. Seu brilho intenso clareou os céus das cidades de Mossoró, Areia Branca, Carnaúbas, Macau, Assú, Baraúna, Severiano Melo, João Câmara, entre outras.
Para se ter uma ideia, a bola de fogo foi vista até mesmo em algumas regiões do Ceará, como Icapui, Russas e Beberibe.
Mais de dez relatos já foram registrados junto ao Exoss (rede de monitoramento e estudo de meteoros no Brasil). Com isso, é possível calcular sua trajetória com alguma precisão. Como podemos ver na imagem abaixo, esse meteoro super brilhante teve início sobre o estado do Rio Grande do Norte e seguiu na direção do oceano.
Não podemos afirmar se o fragmento espacial que originou o meteoro sobreviveu ou não a sua entrada na atmosfera. De qualquer forma, mesmo que tenha restado resquícios do objeto original, ele findou sua trajetória no oceano atlântico.
De acordo com os relatos, o meteoro desse sábado tinha cor esverdeada, produziu som, e teve duração de alguns segundos.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=b1zuJJP1I9s[/embedyt] [embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=mfHkLPC_YEk[/embedyt] Galeria de Meteorito