FAMBRAS cria gibi com mensagem contra a islamofobia

Eventos Culturais

No estande da FAMBRAS, as grandes invenções dos muçulmanos – que beneficiam, até hoje, toda a humanidade – serão celebradas em uma exposição. “Vamos mostrar, por exemplo, que no século X uma invenção árabe possibilitou a criação do que hoje conhecemos como GPS: o astrolábio, até hoje utilizado nas navegações por ser o método menos falível, foi inventado por uma mulher muçulmana”, ilustra o vice-presidente da Federação, Ali Hussein El Zoghbi. “Ibn Firnas no século IX, foi o primeiro homem a tentar voar – ele criou um planador que imitava as asas dos pássaros. A partir de seus estudos, foi criado, mais adiante, o avião”.
Além das áreas de astronomia e aviação, os visitantes conhecerão também as criações dos muçulmanos que impactaram campos como a Engenharia, Medicina, Navegação, Filosofia, Arquitetura e Matemática. Poderão, ainda, esclarecer dúvidas sobre o Islam – e levar para casa materiais esclarecedores como livros e materiais de apoio. “Vamos aproveitar a oportunidade para mostrar, sem proselitismo, o que nossa religião prega, como a paz e a caridade”, completa Zoghbi. “Por meio da informação, nossa intenção é desmistificar a religião islâmica e combater preconceitos e estereótipos”.
Estes objetivos também motivaram a participação de Ali Zoghbi na mesa “Religião e Contemporaneidade”, que abordará o papel das diferentes religiões do mundo de hoje. A conversa – que acontecerá no dia 8 de agosto, às 18h30, no espaço Arena Cultural – reunirá além de Zoghbi, que falará sobre o Islam, a zen-budista Monja Coen; o rabino Nilton Bonder; o cientista religioso e sacerdote de Umbanda Alexandre Cumino; e o advogado católico Pedro Siqueira.
Serviço:
25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: de 3 a 12 de agosto
Horário: De segunda a sexta, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 10h às 22h
Local: Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana)
Localização do estande da FAMBRAS: J-098]

Sobre a FAMBRAS
A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, foi criada há quase 40 anos. Atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que contemplam a divulgação do Islam e ações educacionais, culturais e assistenciais – tanto em benefício dos muçulmanos como das comunidades carentes do Brasil. Outras preocupações da FAMBRAS são ajudar a manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.
O trabalho da Federação conta com o reconhecimento de renomadas instituições nacionais e internacionais. O apoio da FAMBRAS Halal – a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979 – tem sido determinante para a concretização e ampliação dos projetos a cada ano. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para países árabes.
Em Pauta Comunicação