Princesa do Japão conhece a diversidade cultural do Ver-o-Peso

Brasil

Após intensa programação em Belém e Tomé-Açu na sexta-feira (27), a princesa Mako de Akishino encerrou sua visita oficial ao Pará neste sábado (28), dentro das comemorações pelos 110 anos de imigração japonesa no Brasil. Ela se encontrou com representantes de comunidades nikkeis na capital paraense, depois de conhecer o Complexo Ver-o-Peso, às margens da Baía do Guajará, principal cartão postal de Belém.
Na feira, considerada a maior ao ar livre da América Latina, a princesa conheceu vários espaços. Foi recepcionada no Mercado de Peixe, onde ficou encantada com a variedade de pescados e mariscos. Também visitou barracas de venda de frutas, gêneros alimentícios, artesanato e das tradicionais erveiras.
Dona Coló, uma das mais conhecidas vendedoras de ervas da feira, chamou a atenção da princesa. “Ela estava feliz e empolgada com tudo o que estava vendo. Fiquei emocionada com a visita. Presenteamos ela com um prato decorativo, que mescla motivos marajoaras e orientais. Uma lembrança simples, mas muito significativa da nossa cultura”, disse Dona Coló. O objeto foi confeccionado por um artesão da Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, que funciona no Distrito de Icoaraci.
Bernardo Vilhena, 64 anos, dos quais 52 dedicados ao trabalho no Ver-o-Peso, foi um dos vendedores que tiveram a oportunidade de ficar diante da princesa do Japão. Com o auxílio de um intérprete, a princesa mostrou curiosidade com os aromas. “Ela gostou muito do cheiro das nossas folhas e ervas. Foi um prazer recebê-la aqui. Com certeza é um momento que vai ficar para a história”, afirmou o feirante.
Outros aromas da feira também despertaram a atenção da princesa, como o patchouli, o conhecido “cheirinho do Pará”, além de frutas da região, como cupuaçu e manga, além da maniçoba, do tucupi e de outros ingredientes da gastronomia paraense.
Mako é a filha mais velha do príncipe japonês Akishino e da princesa Kiko, que visitaram o Pará em novembro de 2015. Na ocasião, o casal também conheceu a diversidade de produtos do Ver-o-Peso.
Ascom Pará