Expedição Nordeste destaca belezas, gastronomia e cultura de Cabedelo

Destaque Paraíba

A equipe do ‘doc reality’ Expedição Nordeste, que estreou recentemente em rede nacional, está visitando a Paraíba e realizando gravações em Cabedelo. O programa, que vai ao ar todos os sábados, às 10h, pelo SBT (TV Tambaú), visa mostrar roteiros conhecidos e desconhecidos da região nordestina, com sua cultura, diversidade e musicalidade. A vinda da equipe é uma articulação da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) e conta com a parceria da ABIH-PB, hotéis Nord e Hardman Praia Hotel e da Prefeitura de Cabedelo.
Na cidade portuária, as cenas foram gravadas no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, Praia do Jacaré, Farol da Pedra Seca, restaurante Lovina Tropical (na Praia Ponta de Campina) e em todo estuário do Rio Paraíba. Ainda foram feitas tomadas aéreas de todo o litoral cabedelense.
O programa, apresentado pelos irmãos Caiã e Tauã – músicos da Tribo Cordel -, teve início no último mês de julho e está em seu 6° episódio. A cidade de Cabedelo aparecerá na 18° edição, que irá ao ar em meados de novembro deste ano. As gravações contaram com a participação especial dos músicos Pinto do Acordeon e seu filho Cicinho Lima.
“Cabedelo só tem coisas bonitas para mostrar. Somos um dos litorais mais lindos do Nordeste. E o destaque que o programa dará prova isso. Além de apresentar nossas praias, culinária, belezas naturais e nossa cultura riquíssima, o Expedição Nordeste vai mostrar a alegria e a receptividade do nosso povo! A Prefeitura deu todo apoio para que a equipe se sentisse em casa e pudesse captar tudo de lindo que nós temos. São iniciativas como essas que divulgam nossa cidade, nosso turismo, e aquecem nossa economia. Vamos sempre apoiar e buscar ações desse tipo”, destaca a secretaria de Turismo, Vera Simões.
De acordo com a produtora baiana ‘TêmDendê’, responsável pela produção do programa, o estilo utilizado pelo televisivo é “road-movie”, em que os episódios são desenvolvidos ao decorrer de uma viagem. Já foram gravados episódios no Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e, agora, na Paraíba.
Quem ficou à frente da recepção e do apoio logístico da Prefeitura Municipal de Cabedelo à equipe de gravação foi o secretário de Articulação Política Francisco Emerson (Mersinho) Lucena, que comentou sobre a importância do Município estar inserido no documentário.
“É muito positivo para pra Cabedelo receber uma equipe de uma emissora nacional e de um programa que explora exatamente as belezas do nosso Nordeste, porque nossa cidade cada vez mais tem se tornado um roteiro muito forte nas áreas cultural, gastronômica, assim como de belezas naturais e de eventos. Com isso, podemos fortalecer ainda mais o nosso turismo. E quanto mais pudermos exportar nossas belezas, mais atrairemos turistas que gerarão desenvolvimento em diversos setores e, consequentemente, teremos mais empregos para nossos munícipes”.

Além do belo cenário, Cabedelo foi escolhida por ser uma cidade muio aprazível e tranquila. Foi o que garantiu o diretor do programa, Caio Coutinho.
“Nossa equipe é multinordestina e tem o prazer de fazer um produto genuinamente nordestino. Cada lugar que vamos tem uma especificidade e uma beleza única, o que é muito bacana. Aqui temos uma sensação de tranquilidade muito grande, e eu estou pedindo aos meninos que tentem traduzir exatamente em imagens e sons o que nós estamos vivendo. Cabedelo tem a energia da calma, de cada coisa no seu tempo, além de ter tudo que precisamos à disposição. Quando subimos o drone pudemos ver que tudo é muito bonito: o mar é bonito, o mangue é bonito… Areia Vermelha é linda. Está sendo um prazer gravar e estar aqui”.
O pernambucano Caiã Cordel, um dos apresentadores do Expedição Nordeste, também contou como está sendo sua experiência em Cabedelo.
“Já estive aqui, junto com meu irmão, em outras oportunidades, quando nos apresentamos como músicos. E já tinha visto lugares como Areia Vermelha e o Farol da Pedra Seca de longe, mas, dessa vez, tive a oportunidade de conhecer. É muito agradável poder curtir as praias daqui e tudo que Cabedelo oferece. Aqui o tempo todo parece ser Verão. Eu não sabia que tínhamos tanta riqueza assim no Nordeste. Estamos no envolvendo e mostrando para as pessoas lugares incríveis e acessíveis”, concluiu Caiã.
Redação com Secom Cabedelo