
Entrar na rota de destinos nacionais é importante para os locais que estão começando a integrar rotas turísticas regionais ou que já integram há algum tempo e querem expandir seus horizontes. Pensando nisso, as agências regionais do Sebrae Paraíba em Guarabira e Campina Grande realizaram uma missão técnica ao brejo paraibano, organizada dentro da programação do TechTur 2018, e levaram representantes de agências de turismo online (OTAs) para conhecer o município de Areia, escolhido por causa do seu patrimônio cultural e belezas naturais.
De acordo com a gerente da agência regional de Guarabira, Jacy Viana, a missão levou representantes do Hotel Urbano e Decolar.com, além de representantes de startups de soluções inteligentes para o turismo, como a Paytour, Midiaplin e MVarandas. “Foram reunidas as OTAs para conhecerem a oferta turística do brejo paraibano, assim como as estratégias para desenvolvimento de um turismo inteligente na região, conectado com as principais soluções em tecnologia, governança, sustentabilidade e experiência”, explica.
O coordenador executivo Norte e Nordeste do Hotel Urbano, Márcio Filipy, relata ter se encantado não apenas com as belezas naturais da cidade, mas também com a qualificação da mão de obra local e estrutura dos estabelecimentos. “Areia me deixou maravilhado. As pousadas são bonitas e os restaurantes têm atendimento impecável. Ela está mais do que pronta para receber o turista, mas precisa fazer um trabalho de divulgação do destino para que seja colocado em visibilidade”, destaca.
Por outro lado, o coordenador executivo do Hotel Urbano sugere que alguns detalhes sejam melhor trabalhados na cidade. “A cidade é bastante zelada, tem ruas limpas e é bem pavimentada. Mas a qualificação dos hoteleiros precisa ser um pouco mais trabalhada para ter um pouco mais de atenção aos detalhes. Conhecer a cidade foi uma boa surpresa para mim e ela tem bastante potencial de divulgação nas mídias sociais e em blogs de turismo. É importante divulgar para atingir público maior e trazer mais renda para a cidade”, afirma.
O TechTur foi realizado pela primeira vez no estado, em Campina Grande, e objetivou aliar turismo e tecnologia com o tema “Soluções para Destinos Turísticos Inteligentes”, além de aproximar os empreendedores que operam na cadeia produtiva do turismo e as empresas de tecnologia, startups e agências de viagem online que atuam no setor no mundo digital.
Assessoria de Imprensa Sebrae-PB
