Alta do dólar favorece turismo interno

Destaque Paraíba

O valor do dólar disparou nos últimos dias em relação ao real. No ano, a moeda americana já acumula alta de 24%. Notícia ruim para quem está planejando viajar para o exterior, mas animadora para quem pretende explorar os destinos nacionais. É que a Associação Brasileira de Agências de Viagens seccional Paraíba (Abav-PB) tem recomendado às agências de viagem associadas, que promovam o turismo interno nos períodos de oscilação do dólar.
O presidente da Abav-PB, Bruno Mesquita, revelou que o mercado foi pego de surpresa. Segundo ele, a venda de pacotes de viagens para o exterior vinha, inclusive, apresentando progressivo e pequeno aumento de 10% este ano, em relação ao mesmo período de 2017.
“Não esperávamos essa alta tão expressiva com o dólar quebrando a barreira dos R$ 4”, frisou. Diante desse cenário, as agências de viagem devem voltar as atenções para os destinos nacionais, com oferta de promoções. “Para isso, nosso setor conta com o apoio de hotéis na criação de pacotes com preços atrativos”, destacou.
A CEO da Clube Turismo, Ana Virgínia Falcão, afirmou que a procura por destinos nacionais na agência vem aumentando desde 2017. Mas não foi só a alta do dólar que contribuiu para esse crescimento. Segundo ela, a melhoria da infraestrutura turística no Brasil e a facilidade para obtenção dos pacotes também ajudaram a fomentar o turismo interno.
“A oferta de voos nacionais hoje é muito maior e com menos escalas. Além disso, tem crescido o número de redes de hotéis e restaurantes de qualidade. Tudo isso contribui para despertar o interesse do turista paraibano por destinos nacionais”, explicou.
No entanto, o diretor de marketing da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), Gustavo Paulo Neto, revelou que a entidade não registrou esse incremento vindo do turismo nacional na rede hoteleira paraibana. “Pelo contrário, temos amargado taxas de ocupação baixas num cenário econômico de inflação alta. As despesas dos hotéis aumentam, mas não podemos aplicar reajustes nos valores das diárias porque as circunstâncias não permitem”, declarou.
Ellyka Gomes – Jornal Correio da Paraíba – Foto: Cácio Murilo/PBTur