Responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo na última década, o turismo evoluiu da dinâmica de destinos analógicos para os digitais e, agora, o desafio é transformá-los em inteligentes. Para debater essa transição do setor, que se apropriou das plataformas multicanais para facilitar e potencializar a experiência de viagem dos turistas, o Sebrae, o Ministério do Turismo e a Embratur vão reunir gestores públicos, coordenadores de projetos, lideranças e empresários, durante o Turismo Summit, que será realizado entre os dias 4 e 5 de setembro, em Brasília.
De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o turismo foi responsável por empregar sete milhões de pessoas no Brasil e, mesmo para os pequenos negócios, a competitividade no segmento é cada vez mais presente. “As novas relações de consumo referenciadas pela economia digital influenciam mudanças na maneira de agir do turista, que hoje busca por mais informação antes de escolher algum destino, ao mesmo tempo que não quer gastar muito tempo nessa procura. O setor do Turismo precisa compreender e acompanhar esses novos hábitos digitais para poder oferecer o melhor serviço/produto para o consumidor”, analisa Afif.
“O setor de viagens precisa entender o que o turista deseja e propor soluções que o ajudem desde a hora de planejar a viagem até o momento de efetivamente desfrutar dos atrativos e comodidades que o destino tem a oferecer. Essa é uma preocupação tão presente que a própria Organização Mundial do Turismo resolveu dedicar o Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, ao debate das transformações digitais no setor”, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
No dia 4, o Summit começa com o painel “A transformação digital do turismo”, com Aline Prado, markert insights lead para a indústria de travel da Google. Na sequência, sobre a ótica da gestão inovadora do turismo, serão debatidos casos de sucesso, como o Programa Lidera/urban hancking, apresentado por Margareth Carvalho, coordenadora da área no Sebrae/RJ, e Vania Baddini, do restaurante Phillipe Gastronomia. Os secretários de Turismo de Porto Seguro, Richard Alves, e de Foz do Iguaçu, Gilmar Piola, falarão, sobre a Costa do Descobrimento (BA) e o reposicionamento da marca Foz do Iguaçu.
A programação no período vespertino segue com o tema “Jornada da Experiência do Turismo”, que contempla os painéis “El uso del Big Data para o conhecimento do turismo”, no qual Mário Garcia falará sobre a experiência de Benidorm (Espanha), e o “Marketing Turístico: Como vender seus destinos nos canais digitais”, pela consultora, blogueira e palestrante Marta Poggi. O terceiro painel será “A experiência dos melhores destinos e o novo perfil de turista”. Também entrará na pauta “Marketplace no turismo: integração da oferta de produtos e serviços em ambiente virtual”, com Rafael Moura (Omnibbes), Antônio Gomes (Hotel Urbano) e Fernando Tanaka, da Decolar.
Na quinta-feira (5), o evento começa debatendo a “Gestão sustentável dos destinos”, com o painel de Mônica Sâmia, Diretora Executiva da Braztoa, Alexandre Garrido e Alberto DÁuer, do Sesc, sobre “Sustentabilidade como diferencial competitivo” nos destinos turísticos. Luis Walter Muniz, coordenador da Rota das Emoções pelo Sebrae, apresentará um picth sobre voucher digital.
Em paralelo, outros dois painéis com convidados internacionais acontecerão na manhã do dia 5, considerando os seguintes temas: “A economia criativa como vetor de fomento ao turismo”, com o português Carlos Martins; “Peru – um destino de experiência”, apresentado por Milagros Ochoa, diretora de Turismo e Imagem peruana, e “Como potencializar a experiência utilizando a sensorização”, com Armando Junior, da HiPosition.
Assessoria de Imprensa