Connected Smart Cities reunirá governos para apresentar indicadores

Cotidiano Destaque

Nesta terça e quarta-feira (04 e 05 de setembro), São Paulo sediará o Connected Smart Cities, mais importante evento de cidades inteligentes do País, que reúne empresas, governos, especialistas e entidades nacionais e internacionais para debater as melhores práticas para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Participarão do evento cerca de 150 prefeituras, como o Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella; o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o Prefeito de Vitória, Luciano Rezende; o Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer; entre outros prefeitos, autoridades, especialistas em cidades inteligentes e empresas.
O evento contará com cerca de 90 painéis e 300 palestrantes, que se apresentarão simultaneamente em 9 palcos. Em sua 4ª edição, o Connected Smart Cities vem desde 2015 reunindo diferentes segmentos da sociedade para apresentar e debater ações com foco no desenvolvimento de uma cidade inteligente, mais conectada e humana.
Na Cerimônia de Abertura do Fórum, que acontece no dia 04/09, às 9h, será divulgado o Ranking Connected Smart Cities 2018, desenvolvido em parceria com a Urban Systems e que apresenta os indicadores de desenvolvimento das cidades brasileiras participantes do levantamento. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera o conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.
O objetivo do levantamento é mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. O Ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança, mesmos eixos temáticos do evento Connected Smart Cities.
Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities, enfatiza que a expectativa é que o evento reúna um público de mais de duas mil pessoas e que serão abordados os temas Urbanismo Sustentável nas Cidades; Cidades Prósperas; Cidades Conectadas; Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades; Cidades Empreendedoras; Cidades Resilientes; e Cidades Participativas e Engajadas.
“Essa edição conta com a Expo, onde as empresas que apoiam o evento apresentam as suas soluções para uma cidade inteligente, além do Prêmio voltado para empresas que estão oferecendo soluções inovadoras para as cidades; as Rodadas de Negócios, reuniões entre organizações que oferecem soluções e cidades que têm interesse em implementar novos modelos, sendo que a nossa expectativa é de organizar mais de 600 reuniões durante o evento. Também teremos o lançamento do nosso Manifesto e do Mapa de georreferenciamento de dados abertos para inclusão de soluções com foco em smart Cities”, cita.
Assessoria de Imprensa