Alagev assina curadoria do Espaço Tech e Corporativo do Festuris

Cotidiano Destaque

A Associação Latino Americana de Gestores de Viagens e Eventos (Alagev) estará a frente da curadoria do Espaço Tech e Corporativo do FESTURIS 2018 em Gramado. A entidade já participou da feira em 2014 e 2015, e desta vai estar presente na 30ª edição da Feira Internacional de Turismo em novembro, utilizando sua expertise para trazer ações voltadas ao setor MICE dentro da feira, por meio de um espaço que vai conectar Corporativo, Tecnologia e Conteúdo. Eduardo Murad, diretor executivo da Alagev, fala sobre a parceria entre Alagev e FESTURIS e as novidades que serão apresentadas na Feira de negócios com a criação do Espaço Tech e Corporativo.

Como surgiu esta parceria?
Eduardo Murad: A ALAGEV foi apoiadora do FESTURIS em 2014 e 2015, porém de forma muito tímida uma vez que foi uma das primeiras iniciativas de trazer o corporativo para o evento. Sentíamos a necessidade de ampliarmos a participação de viagens e eventos corporativos no FESTURIS, e quando os CEOs do evento nos apresentaram a ideia do Espaço Tech Corporativo tivemos o interesse imediato em assinar o espaço, pois era justamente o que buscávamos para marcar a presença da ALAGEV na Feira Internacional.
Qual a importância da criação deste novo espaço no FESTURIS?
Eduardo Murad: Viagens e eventos corporativos representam uma participação muito significativa do Turismo do Brasil, porém muito pouco representados em eventos e feiras do setor, com espaços e conteúdos dedicados aos profissionais dessas áreas. Percebendo esse “gap”, a ALAGEV e FESTURIS desenharam esse novo espaço privilegiando esses profissionais e trazendo temas e discussões dirigidas para esse público. Dessa forma conseguimos atrair tanto os gestores de viagens e eventos para a feira, assim como todos os profissionais que trabalham e tem interesse nessa indústria. É um marco para a ALAGEV e FESTURIS, e queremos que essa área se desenvolva mais a cada ano.
A Alagev já promove eventos como o LACTE e o Encontro Anual de Comunidades, a expertise destes eventos estará também no novo espaço em Gramado?
Eduardo Murad: Entre eventos internos (como reuniões de Comunidades, Trade Talks, etc) e externos (LACTE, Meeting Planners Conference, etc) realizamos cerca de 55 eventos por ano. Todo o conteúdo gerado nesses eventos através de palestras, meses de discussão, networking, bate papos, assim como nossas publicações nas mídias são compartilhados para o mercado, pois essa é a missão da ALAGEV. O FESTURIS para nós é um importante momento de compartilhamento desse conteúdo mas também uma excelente oportunidade de gerar novas fontes de conhecimento e negócios.
Qual será a principal característica do espaço?
Eduardo Murad: Planejamos sessões interativas, onde clientes (gestores de viagens e eventos) junto com parceiros (fornecedores) discutem melhorias para o setor, apresentações de conteúdos e estudos, cases e sessões de bate papo, além claro de novidades tecnológicas trazidas pelos parceiros do evento.
Colocando buyers e expositores frente à frente, a área será uma plataforma de negócios?
Eduardo Murad: Total! Para os buyers é uma excelente oportunidade de conhecer novos produtos e soluções, fazer networking e fechar negócios. Para os expositores idem, porém aproveito o espaço para dar uma dica super importante! Os buyers gerenciam muitas categorias e fornecedores. A conversa tem que ser muito precisa para captar a atenção dele e abrir uma oportunidade de negócios. Conhecer e ouvir o cliente é muito importante, como todos sabem. Porém, mais do que isso, um parceiro estratégico se diferencia não só pelo produto, mas pelo conteúdo que o parceiro apresenta e a solução para a sua “dor”, ou do seu viajante. E em um formato de exposição como o FESTURIS, onde o tempo é curto, essa habilidade é fundamental.
Na área de tecnologia, quais serão as ações?
Eduardo Murad: Pretendemos levar algumas novidades, principalmente tecnologia para eventos, para mostrar o que já está disponível e ao alcance dos organizadores. Teremos também um painel onde debateremos como a tecnologia é aplicada em viagens corporativas a favor do viajante de negócios e para o participante de eventos.
E na oferta de conteúdo?
Eduardo Murad: Estamos trabalhando no conteúdo ainda, mas abordaremos temas do dia a dia dos buyers, como Políticas de Viagens, focando na modernização destas de acordo com a evolução do mercado,  melhores práticas em Viagens de Incentivos e o “Briefing dos Sonhos”, faremos uma sessão de discussão entre todos os players da cadeia sobre assuntos de maior interesse dos buyers votados na hora, tendências em eventos e muito mais. Aguardem que em breve subiremos a agenda para o site do FESTURIS.
O espaço será uma nova tendência entre as feiras e eventos do turismo?
Eduardo Murad: Sim, já temos visto esse movimento em eventos internacionais e aqui no Brasil, inclusive a ALAGEV tem sido a precursora desse movimento no corporativo pois já temos participado de alguns eventos onde somos os anfitriões da área corporativa. E isso se estende não só a viagens mas também a tecnologia, e a novidade do FESTURIS é a união desses nichos em um só espaço. Isso sim é inovação nos eventos!
Qual a expectativa para o Espaço Tech e Corporativo 2018?
Eduardo Murad: Esperamos que seja um espaço de muita geração e compartilhamento de conhecimento. Queremos sair do FESTURIS e concretizar os resultados dessas trocas, através da publicação de artigos, aprofundamento de algum tema ou mesmo gerar mais eventos sobre um tema mais abrangente. Enfim, ter uma continuidade dos assuntos tratados para o desenvolvimento da indústria. E que o espaço seja uma referência de integração de espaços, temas e pessoas.

SERVIÇO
FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo
Espaço Tech e Corporativo
De 08 à 11 de novembro de 2018
Serra Park – Gramado/RS
Assessoria de Imprensa