Agência promove experiências de imersão cultural em destinos ao redor do mundo

Roteiros

Ler é viajar. Através da literatura conhecemos histórias, lugares e épocas diferentes, cenários que marcam o imaginário dos leitores. E é nas páginas dos livros que nascem os destinos da PhiloSophias, centro cultural e agência de viagens especializada em turismo e roteiros culturais exclusivos.

O negócio foi criado há cerca de um ano, durante o curso de Literatura “Os Clássicos” pela professora Sandra Guimarães, na PUC-Rio. Nas aulas, a literatura, a história e a história da arte se unem para ajudar a analisar grandes obras, como Ilíada e Odisseia, Divina Comédia, Dom Quixote, entre outros. “Durante o curso, que já existe desde 2013, nós já havíamos visitado o sítio de Troia, através das narrativas homéricas, e o Império Romano, juntamente com Virgílio. Chegou a um ponto que a turma me disse: e se nós tivéssemos as aulas lá? Foi assim que nasceu a Philosophias”, conta Sandra.

Os destinos, oferecidos em parceria com a operadora Queensberry, referência em turismo diferenciado no Brasil, têm em comum a característica de serem grandes berços da cultura. A programação, feita para pequenos grupos de 10 a 18 pessoas, tem o diferencial de propor experiências exclusivas que unem o conhecimento com o prazer, onde literatura, história e filosofia estão lado a lado com a enogastronomia e as mais belas paisagens do mundo.

A jornada começa antes mesmo da partida. De 2 a 4 semanas antes do embarque, os viajantes se reúnem para um minicurso sobre a experiência que estão prestes a viver. As aulas, além de fazerem parte da preparação e ambientação para a viagem, também servem como um momento de interação social muito importante para o grupo, principalmente para aqueles que viajam sozinhos. A continuação do curso acontece no destino, onde o grupo é sempre acompanhado por um staff preparado para prestar todo o suporte cultural necessário. A viagem, que começou nas páginas dos livros, se torna uma verdadeira experiência de imersão local, sempre com o objetivo de ir além do turismo praticado pelas agências tradicionais.

No roteiro “A Rússia de Tolstói, Dostoiévski e Tchekhov”, por exemplo, o grupo conheceu a medieval Novgorod, cidade mais antiga do país, Staraya Russa, onde fica a casa de verão de Dostoiévski, Melikhovo, a Tchekhov e, ainda, Yasnaya Polyana, a linda fazenda onde Tolstoi nasceu, e ainda, em uma daquelas oportunidades únicas da vida, foram levados a um tour pelos bastidores e coxias do Balé Bolshoi, antes de uma apresentação.

Outros roteiros foram “Grécia e Chipre mitológicos”, incluindo as principais cidades mitológicas da Antiguidade Clássica, como Delfos, Creta, Micenas e outras, e “África do Sul, vinhos, cultura e literatura”, com ênfase nas regiões produtoras de vinho, na mitologia Zulu e na trajetória literária e ideológica de grandes nomes como Nelson Mandela, Nadine Gordimer e John Maxwell Coetzee. A viagens duram em torno de 15 dias.

No dia 12 de setembro a agência vai lançar os destinos de 2019. Entre as viagens programadas estão “Rota da seda: Uzbequistão e Azerbaijão”, “Tróia Homérica: Istambul, Tróia, Çanakkale, Pérgamo, Izmir, Éfeso, Pamukkale, Konya, Capadócia e Ankara” e ainda “Mendoza: viagem enogastronômica”.

Com o sucesso e o feedback positivo das viagens, em 2018 Sandra ganhou o reforço dos sócios Patrícia Capella e Rogério Schaffer, que ajudaram no processo de amadurecimento e ampliação do negócio. Com a chegada deles, a Philosophias passou a oferecer também novos serviços como: consultoria cultural em viagens, roteiros de viagens personalizados individuais ou em grupo, organização de viagens culturais em grupo e individuais, etc.

Assessoria de Imprensa