Sindicato dos Guias faz esclarecimento sobre blitz educativa na Paraíba

Cotidiano Destaque

O presidente do Sindicato dos Guias da Paraíba, Marcos Alencar, entrou em contato com a redação do Turismo em Foco, nesta quarta-feira (05), para esclarecer sobre a situação da empresa Fátima Turismo BR Tour/Natal, diante da notícia veiculada no Portal, na terça-feira (04), com o título “Blitz surpresa flagra veículos de turistas sem guias regionais”. De acordo com o dirigente, a empresa “estava regularizada e acompanhada do guia regional de João Pessoa”. A reportagem provocou grande repercussão no setor, que apoia essas ações.
A reportagem veiculada no Turismo em Foco aborda uma ação conjunta no combate às empresas de receptivo de turistas que atuam na Paraíba sem a presença dos guias de turismo regional. A blitz foi realizada na tarde desta terça-feira, oportunidade em que, de 10 veículos parados, apenas um estava cumprindo uma Portaria do Ministério do Turismo, que exige a presença desses profissionais.
A reportagem não citou quais as empresas estariam em desacordo com a Portaria do Ministério do Turismo – até porque essa informação não foi repassada para a redação -, mas o Sindicato dos Guias da Paraíba, por reclamação formulada pela empresa Fátima Turismo, que cumpria a Portaria, solicitou do Turismo em Foco a retirada da foto que mostrava o micro ônibus da referida empresa, entre outras que foram postadas para reforço de informação para os leitores.
Por entender que as fotos não prejudicavam a veracidade do conteúdo da reportagem, a editoria do Turismo em Foco optou pela retirada de todas as fotos que reforçavam a ação do Sindicato dos Guias da Paraíba.
Participaram da ação educativa representantes do Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba, Polícia Militar, Ministério do Turismo, Delegacia Especializada de Atendimento aos Turistas, Superintendência de Mobilidade Urbana de Cabedelo, Detran-PB e PBTur. A ação foi realizada no acesso à Praia do Jacaré, em Cabedelo, um dos pontos turísticos mais visitados da Paraíba.
Fábio Cardoso