#TurismoSummit2018 debateu futuro do turismo no Brasil

Cotidiano Destaque

A conferência #TurismoSummit2018 – Destinos Turísticos Inteligentes e Inovadores reuniu, nos dias 4 e 5 de setembro, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, gestores públicos, coordenadores dos projetos de destinos turísticos inteligentes, lideranças do setor, empresários e estudantes para debater os impactos da transformação digital no turismo e como a parceria entre a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o Ministério do Turismo e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), organizadores do evento, pode auxiliar na adaptação do setor às transformações propostas pelos avanços tecnológicos.
 
As três instituições firmaram recentemente um Convênio de Cooperação Técnica, no valor de R$ 200 milhões, para promover a realização de ações voltadas ao aumento da competitividade das micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do turismo. Nos próximos dois anos, serão desenvolvidas iniciativas de produção de inteligência, inovação da oferta turística, qualificação dos produtos e serviços, promoção internacional dos destinos, melhoria do acesso a serviços financeiros e atração de investimentos para o setor. Todo o montante que será investido no convênio provém de recursos do Sebrae.
Segundo a presidente da Embratur, Teté Bezerra, jogar luz sobre a pauta das inovações tecnológicas e buscar a transformação de produtos turísticos nacionais em Destinos Inteligentes são ações importantes para entender as demandas dos turistas internacionais, que estão cada vez mais conectados, se adaptar as mudanças do setor de viagens e buscar superar as expectativas dos visitantes.
“Tivemos dois dias de trabalho bastante produtivos com ricos debates sobre os novos conceitos norteadores do turismo no mundo. O #TurismoSummit2018 representa o pontapé inicial da implementação de ações de articulação, fomento do setor e atração de mais investimentos para transformar os nossos destinos turísticos”, explica.
No turismo, as mudanças tecnológicas fizeram com que o setor evoluísse da dinâmica de destinos analógicos (tradicional, off-line), para os digitais (multicanal, online) e, agora, o desafio é transformá-los em inteligentes (sensoriais).
Para o coordenador-geral de Segmentos Turísticos da Embratur, Alexandre Nakagawa, o convênio e a realização da conferência sinalizam um movimento de integração entre os órgãos envolvidos em prol do desenvolvimento do setor e da melhoria da promoção do Brasil no exterior. “A integração dos entes do Governo Federal é fundamental para uma promoção coesa tanto nacional quanto internacional, bem como na qualificação dos serviços turísticos que compõe a experiência dos turistas”, pondera.

Programação
Entre os assuntos apresentados e debatidos na conferência, estão o Turismo na Era da Digital; o Uso de Big Data para conhecer o perfil do turista; Marketing Turístico; A gestão sustentável dos destinos; O caso de sucesso da Rota das Emoções e o Voucher Digital; A economia criativa como vetor de fomento ao turismo; A apresentação do Peru como destino de experiência e Dicas sobre como potencializar a experiência utilizando a sensorização.
As palestras, mediadas por técnicos do MTur, Embratur e Sebrae, foram ministradas por profissionais como Aline Prado, do Google Brasil; Mário Gárcia, chefe do Departamento de Big Data do destino Benidorm, na Espanha; Alexandre Garrido, especialista em sustentabilidade do grupo de trabalho na ISO de Turismo Sustentável; o economista português Carlos Martins; Mônica Sâmia, Diretora Executiva da Braztoa e a peruana Milagros Ochoa, diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, entre outros.
O #TurismoSummit2018 contou com aproximadamente 700 estudantes e profissionais do setor de turismo inscritos e reuniu autoridades e lideranças de entidades representativas do turismo nos dois dias de evento.
Assessoria de Comunicação da Embratur