Aeroporto de Rio Branco passa a receber operações exclusivas de carga

Aviação Brasil

O Aeroporto Internacional de Rio Branco/Plácido de Castro (AC) passou a contar com a operação semanal da Azul Cargo.  A aeronave cargueira é proveniente de Porto Velho (RO) e fará o transporte de cargas em geral. A nova modalidade de operação teve início no dia 23 de agosto, ampliando o leque de serviços ofertados no Aeroporto Plácido de Castro e contribuindo para a movimentação da economia local.

Localizado a 18 km do centro da capital acreana, o terminal atende às aviações doméstica, internacional, geral e militar, mantendo operações de companhias aéreas regulares, de táxis aéreos e de aviação geral.

Em março, o terminal de Rio Branco teve sua capacidade ampliada de 1,3 milhão para 2,4 milhões de passageiros por ano, com a conclusão da obra de reforma e ampliação que aumentou a área do terminal de 4,6 mil m² para 12,8 mil m² – quase três vezes maior.

As melhorias, que tiveram investimento de R$ 43,2 milhões,  contemplaram novas salas de embarque e desembarque internacional, escada rolante, novas posições de check-in, mais uma esteira para restituição de bagagens, mais um elevador, além de novos espaços comerciais.

Já a reforma da pista de pousos e decolagens foi concluída em junho de 2016. O investimento total foi de R$ 135 milhões, com a substituição da base do pavimento e aplicação de novo pavimento de asfalto, aumentando o suporte e melhorando o nível de conforto de rolagem das aeronaves, pistas de taxiamento e pátio de aeronaves. Também foi feita a substituição do sistema de drenagem e construção de novo balizamento noturno.

Assessoria de Imprensa Infraero